segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ap1CURRÍCULO

CURRÍCULO


Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro – UNIRIO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Escola de Educação – EE

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
do Estado do Rio de Janeiro – CECERJ
Centro de Educação Superior a Distância
do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ
universidade aberta do brasil – uab
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
UNIRIO/CEDERJ/UAB

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAl – 2013.1

DISCIPLINA: CURRÍCULO

 

GABARITO

Questões:
1. A partir da leitura e do estudo do texto Indagações sobre o currículo: currículo, cultura e conhecimento, elabore um texto dissertativo de 10 a 15 linhas analisando a citação a seguir: (3,0 pontos)
Questões referentes ao currículo têm-se constituído em frequente alvo da atenção de autoridades, professores, gestores, pais, estudantes, membros da comunidade. Quais as razões dessa preocupação tão nítida e tão persistente? Será mesmo importante que nós, profissionais da educação, acompanhemos toda essa discussão e nela nos envolvamos? Não será suficiente deixarmos que as autoridades competentes tomem as devidas decisões sobre o que deve ser  ensinado nas salas de aula? (MOREIRA; CANDAU, 2007, p. 17).

Orientação para resposta: Moreira e Candau alertam para a importância do educador no processo de ensino-aprendizagem, na construção dos saberes e formação dos alunos que estão nas instituições escolares. Dessa forma, o papel do educador na construção de um currículo é fundamental, para que a aprendizagem seja significativa para os educandos, considerando que os educadores são responsáveis para que o currículo seja aplicado em sala de aula.
As reflexões e discussões sobre o currículo tanto formal quanto oculto necessitam da participação dos educadores, para que o ensino seja próximo a todos que estão inseridos no processo educativo e não distante da realidade de uma maioria popular, em favor de uma elite que é minoria, que domina e tende a valorizar uma cultura em detrimento à outra.

2. Nesse texto, os autores destacam  a influência da concepção teórica da educação e de aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos sobre o entendimento do que venha a ser currículo.
Marque com um X , na lista a seguir,  os  diferentes entendimentos de currículo que foram  apresentados pelos autores (Ibidem, p 17-18): (2 pontos)

( X ) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos;
(  ) as normas e descrições dos processos da administração escolar;
(X ) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos;
(  ) os critérios de formação e seleção do corpo docente;
(X  ) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais;
(X ) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino;
(  ) os aportes e insumos governamentais dedicados ao financiamento do ensino e da escola;
 (X ) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos  selecionados nos diferentes graus da escolarização.

3. Observe a citação a seguir:
Para examinarmos possíveis respostas a essas perguntas, talvez seja
 necessário esclarecer o que estamos entendendo pela palavra currículo, tão familiar a todos que trabalhamos nas escolas e nos sistemas educacionais. Por causa dessa familiaridade, talvez não dediquemos muito tempo a refletir sobre  o sentido do termo, bastante freqüente em conversas nas escolas, palestras  a que assistimos, textos acadêmicos, notícias em jornais, discursos de nossas  autoridades e propostas curriculares oficiais. (Ibidem, p. 17, grifos dos autores).

A partir da leitura e do estudo do Artigo 04, elabore um texto dissertativo de 10 a 15 linhas respondendo a seguinte questão: como os professores Antônio Flávio Moreira e Vera Candau concebem a palavra currículo neste texto? (3,0 pontos)

Orientação para resposta: Moreira e Candau, entendem currículo no texto “como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas” (p.18) Dessa forma, a construção e aplicação de um currículo é fundamental nas instituições escolares, considerando que as escolas também possuem um compromisso de formação desses indivíduos, a fim de tornarem-se cidadãos. Os autores consideram no texto o currículo nas instituições escolares, mas alertam para o fato de que a formação dos indivíduos também ocorre em outros espaços que não são os escolares.
Acrescentam ao entendimento de currículo, o currículo oculto, que se faz presente no cotidiano e nas práticas pedagógicas das instituições escolares, mas não estão registrados formalmente, como as atitudes dos professores e as organizações em salas de aulas, por exemplo.


4. Ainda tendo como referência a leitura e o estudo do texto Indagações sobre o currículo: currículo, cultura e conhecimento, aponte quatro dos sete princípios para a construção de currículos multiculturalmente orientados na visão dos autores. (2,0 pontos)

Orientação para resposta: Os autores apresentam os princípios para a construção de currículos multiculturalmente orientados, sendo eles: a necessidade de uma nova postura, onde os professores devem estar abertos à diversidade cultural; o currículo: como um espaço em que se reescreve o conhecimento escolar, onde os interesses ocultados no conteúdo das disciplinas e/ou outros conhecimentos da escola sejam identificados; como um espaço em que se explicita a ancoragem social dos conteúdos, possibilitando aos educandos entender em que contexto social um determinado conhecimento surge; o currículo como espaço de reconhecimento de nossas identidades culturais, em que os educandos e todos que estão na instituição escolar sejam conscientes de suas raízes culturais; o currículo como espaço de questionamento de nossas representações sobre os outros, compreendendo as representações que temos sobre os diferentes; como um espaço de crítica cultural, dando abertura as diferentes manifestações da cultura popular; e o currículo como um espaço de desenvolvimento de pesquisas, com o compromisso de estudo para posicionar-se politicamente.
Dentre os princípios citados anteriormente, a questão solicita que sejam destacados quatro dentro os sete apresentados.

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