segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ap3

Música e Educação

Questões:

1) Identifique a afirmativa verdadeira: (1,0 ponto)

(X) O objetivo de Swanwick é dar subsídios para a organização de uma educação musical de forma que a técnica, a execução, a composição, a literatura e a apreciação sejam utilizados de forma equilibrada.

(  ) O gosto pela música é natural nas crianças; por isso, de acordo com a filosofia da nossa disciplina, o professor precisa despertar-lhe o bom gosto musical por meio de conhecimentos mais teóricos e repertórios refinados.


2) Ao estudar a aula 8, você pode verificar que há um trabalho de produção sonora como produção de discurso. Marque, a seguir, as afirmações que fundamentam a criação de discursos sonoros: (1,0 ponto)

(X) Todo fenômeno sonoro é passível de ser utilizado no trabalho.
(X) O silêncio é elemento expressivo.
(X) Na performance, devem ser tomadas decisões quanto à agógica (andamento), dinâmica ( intensidade), densidade (agrupamento sonoro)
(  ) A constituição da forma do discurso passa por estratégias de repetição, contraste e variação.

3) Sinalize as afirmativas que estão relacionadas com a concepção humanista do papel da música na educação: (1,0 ponto)

(X) O contexto social interfere na maneira como a criança desenvolve suas práticas musicais.
(X) O professor deve entender a importância da imitação na prática musical como fator propulsor do desenvolvimento.

4) Ainda tomando por base a concepção humanista do papel da música na educação, indique que elemento é preponderante no processo de desenvolvimento de práticas musicais? (1,0 ponto)

(   ) O ensaio.
(   ) A leitura de partituras.
(X) A prática em conjunto.
(   ) A afinação.
(   ) A disciplina.


5) Ao estudar a aula 5, você entrou em contato com uma discussão sobre critérios para estabelecer a qualidade de um repertório musical. Concluiu-se, a partir dessa discussão, que: (1,0 ponto)

(   ) existe um repertório musical de qualidade, independente da função atribuída a esse repertório pelas pessoas envolvidas nas atividades pedagógicas.
(X) a participação dos professores e estudantes na escolha e construção do repertório é a mola propulsora das atividades com música na escola.

6) A contribuição do estudo da Teoria das Representações Sociais ao longo do nosso curso foi afastar a música do entendimento como algo que se impõe de maneira independente da nossa prática cotidiana. Essa afirmação é: (1,0 ponto)

(     ) Falsa
(X) Verdadeira

7) O movimento corporal e a fala são: (1,0 ponto)

(X) elementos utilizados universalmente como materiais sonoros e instrumentos expressivos da música.
(   ) elementos ultrapassados como materiais sonoros e instrumentos expressivos da música e devem dar lugar às novas tecnologias.

8) Apresente as etapas de um trabalho de produção sonora com crianças a partir de um conto de fadas. Lembre-se de apresentar a representação gráfica do resultado final. (3,0 pontos)

 Sua resposta precisa:

- conter a descrição das etapas do trabalho (atividade para ser realizada com crianças)
- ser baseada em um conto de fadas
- conter a representação gráfica da produção sonora
- ser coerente com a proposta da nossa disciplina
















Nenhum comentário:

Postar um comentário