Música e Educação
Questões:
1) Identifique a
afirmativa verdadeira: (1,0 ponto)
(X) O objetivo de
Swanwick é dar subsídios para a organização de uma educação musical de forma
que a técnica, a execução, a composição, a literatura e a apreciação sejam
utilizados de forma equilibrada.
( ) O gosto
pela música é natural nas crianças; por isso, de acordo com a filosofia da
nossa disciplina, o professor precisa despertar-lhe o bom gosto musical por
meio de conhecimentos mais teóricos e repertórios refinados.
2) Ao estudar a
aula 8, você pode verificar que há um trabalho de produção sonora como produção
de discurso. Marque, a seguir, as afirmações que fundamentam a criação de
discursos sonoros: (1,0 ponto)
(X)
Todo fenômeno sonoro é passível de ser utilizado no trabalho.
(X)
O silêncio é elemento expressivo.
(X)
Na performance, devem ser tomadas decisões quanto à agógica (andamento),
dinâmica ( intensidade), densidade (agrupamento sonoro)
( ) A constituição da forma do discurso passa
por estratégias de repetição, contraste e variação.
3) Sinalize as
afirmativas que estão relacionadas com a concepção humanista do papel da música
na educação: (1,0 ponto)
(X)
O contexto social interfere na maneira como a criança desenvolve suas práticas
musicais.
(X)
O professor deve entender a importância da imitação na prática musical como
fator propulsor do desenvolvimento.
4) Ainda tomando
por base a concepção humanista do papel da música na educação, indique que
elemento é preponderante no processo de desenvolvimento de práticas musicais?
(1,0 ponto)
( ) O ensaio.
( ) A leitura de partituras.
(X)
A prática em conjunto.
( ) A afinação.
( ) A disciplina.
5) Ao estudar a
aula 5, você entrou em contato com uma discussão sobre critérios para
estabelecer a qualidade de um repertório musical. Concluiu-se, a partir dessa
discussão, que: (1,0 ponto)
( ) existe um repertório musical de qualidade,
independente da função atribuída a esse repertório pelas pessoas envolvidas nas
atividades pedagógicas.
(X)
a participação dos professores e estudantes na escolha e construção do
repertório é a mola propulsora das atividades com música na escola.
6) A contribuição
do estudo da Teoria das Representações Sociais ao longo do nosso curso foi
afastar a música do entendimento como algo que se impõe de maneira independente
da nossa prática cotidiana. Essa afirmação é: (1,0 ponto)
( ) Falsa
(X)
Verdadeira
7) O movimento
corporal e a fala são: (1,0 ponto)
(X)
elementos utilizados universalmente como materiais sonoros e instrumentos
expressivos da música.
( ) elementos ultrapassados como materiais
sonoros e instrumentos expressivos da música e devem dar lugar às novas
tecnologias.
8) Apresente as
etapas de um trabalho de produção sonora com crianças a partir de um conto de
fadas. Lembre-se de apresentar a representação gráfica do resultado final. (3,0
pontos)
Sua resposta precisa:
- conter
a descrição das etapas do trabalho (atividade para ser realizada com crianças)
- ser
baseada em um conto de fadas
- conter
a representação gráfica da produção sonora
- ser
coerente com a proposta da nossa disciplina
Nenhum comentário:
Postar um comentário