terça-feira, 18 de junho de 2013

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL- 2013.1 / AP2 DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL- 2013.1 / AP2
 DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Questão 1(2,5 pontos)

Questão 1(2,5 pontos)
Estudamos no texto 13, A política educacional no Brasil:momentos marcantes  (1808-1930), as relações entre os regimes de governo e os modos de  organização dos níveis de ensino primário, secundário e superior. Como base  no que você aprendeu no texto, justifique porque podemos afirmar que o
Império(1822-1889) e a Primeira República(1889-1930) imprimiram um caráter  descentralizador e dualista à organização do ensino no Brasil. Reflita em seu  texto sobre as consequências desta dualidade para a organização social

Sobre o caráter dualista e descentralizador, o aluno deve ser capaz de  estabelecer relação entre a política educacional e a distribuição de 
competências entre as esferas da união. Para o Império, considerar o ato adicional de 1834 e o estabelecimento das  aulas elementares como competência das províncias, e do ensino superior 
como competência do poder central. Ver TEXTO 13, pg. 46-47-48-49; Para a Primeira República, discussão apresentada na pág. 51. A reflexão solicitada ao aluno deve ser capaz de demonstrar como as escolhas  sobre os modos de organização do ensino fomentam e reproduzem,  concomitantemente, as desigualdades da organização social.


Questão 2 (2,5 pontos)
Vamos recordar algumas passagens importantes da discussão apresentada no  texto 14, A política educacional no Brasil: momentos marcantes (1930-1945):

“Em todos os setores da vida política brasileira refletiamse essas divergências político-ideológicas. Divergências
que repercutiriam amplamente na Educação. Nesse
contexto, fazia-se necessário traçar-lhe algumas
diretrizes, pois ela não podia mais continuar servindo,
exclusivamente, às oligarquias rurais. Crescia, assim, a
discussão entre correntes ideológicas conservadoras e
renovadoras na Educação.”(Martins, 2008, p.60).
“No calor do embate entre educadores católicos e os
defensores da renovação da escola, em 1931 realizou-se
a IV Conferência Nacional de Educação, organizada pela
ABE, e foi criado o Ministério da Educação e Saúde
Pública (MESP), cujo ministro era Francisco Campos, que
pertencia ao grupo dos profissionais da Educação. A IV
Conferência Nacional de Educação consolidou a divisão
entre católicos e liberais;dessa Conferência resultou um
documento fundamental para a história e a política da
Educação brasileira, o Manifesto dos Pioneiros da
Educação Nova.”(Martins, 2008, p.61).

Com base em seus estudos nesta temática, explique a seguinte afirmação,  dissertando sobre as principais bandeiras do movimento escolanovista no  Brasil nas décadas de 1920 e 1930: “O manifesto rompeu com a velha ordem  oligárquica brasileira, a Educação deveria adaptar-se às novas exigências do  mundo urbano industrial.” (Martins, 2008, p.62)

O aluno deve ser capaz de relacionar as bandeiras do movimento escolanovista,  isto é, a defesa do ensino público gratuito, laico e obrigatório com a defesa de um  projeto de sociedade moderna que deveria ser democrática e consoante ao  progresso das funções urbanas e industriais. Nesta medida, estas bandeiras 
contrariavam os interesses privados e de setores religiosos no ensino e defendiam  a democratização do acesso a escolarização como condição de formação da  cidadania e da construção da nação em novas bases.

Questão 4 (1,5 ponto)
Considerando o texto 16 - A política educacional no Brasil: momentos  marcantes (1985-2000), de autoria de Ângela Maria de Souza Martins, no qual  afirma que

“a segunda metade da década de 1980 foi muito rica em
discussões, pois estavam sendo traçados os caminhos
políticos que influenciaram a nova Constituição brasileira.
De acordo com NEVES (1994), no processo da
constituinte, entre 1987 e 1988, havia uma luta pela hegemonia, ou seja, um embate entre a mudança e o
conservadorismo”(2008, p. 89).
Nesse momento, apareceram propostas distintas para a educação brasileira. O  bloco conservador acreditava que o desenvolvimento social decorria do  desenvolvimento econômico. Considerando o contexto apresentado marque a  alternativa correta:
a) Aumentar a intervenção do Estado na economia, como condição  essencial para o crescimento econômico, o aumento da produtividade e  a competitividade dos produtos nacionais.
b) O desenvolvimento científico e tecnológico seria possível a partir da  transferência de tecnologias dos países centrais para o Brasil.
c) A iniciativa privada era peça secundária na formulação da política  educacional.
d) Nenhuma das respostas anteriores.
GABARITO B

Questão 5 (1,5 ponto)
No A política educacional no Brasil: momentos marcantes (1985-2000), de
autoria de Ângela Maria de Souza Martins, aprendemos que a década de 1980 foi
significativa para as discussões político-pedagógicas, pois nesse período o Brasil  viveu intensamente a Campanha das Diretas Já cujo objetivo era lutar pela volta das  eleições diretas para a Presidência da República e a instauração da democracia no  país. Segundo, Martins, “nesse período, eclodiram importantes movimentos políticoeducacionais e instalou se o Fórum Nacional da Educação na Constituinte em Defesa
do Ensino Público e Gratuito”. Sobre os debates educacionais ocorridos neste  período, marque a alternativa correta:

a) A educação passou a ser vista como um serviço essencial para a cidadania e  nessa condição um elemento importante de transformação social.
b) Não havia interesse dos empresários, principalmente aqueles que lidavam com
a educação, em se organizarem para elaborar propostas para a política
educacional brasileira.
c) Emergiram propostas de modernização que se efetivassem por meio do ensino
superior e houve um abandono de todo o ensino fundamental e médio.
d) Muito embora houvesse, naquele período, preocupação com a educação, esta
não chegou a configurar como uma política social do Estado.

GABARITO A

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