segunda-feira, 17 de junho de 2013

TERCEIRA AVALIAÇÃO PRESENCIAL - 2013.1 (Gabarito) DISCIPLINA: MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO II

1) Dada a fração 3/5, faça o que é pedido:
a) (0,5 ponto) Escolha um inteiro contínuo e represente esta fração;
Inteiro contínuo escolhido: Barra de chocolate. 3/5  
b) (0,5 ponto) Escreva-a por extenso;
Três quintos
c) (0,5 ponto) Transforme-a em um número decimal;
3 : 5 = 0,6
d) (0,5 ponto) Encontre uma fração equivalente a ela com denominador 30.
18 / 30

2) Aprendemos que o material dourado é um excelente recurso para ensinar
frações decimais. Adotando o cubão como unidade, responda:
a) (0,5 ponto) Cinco cubinhos correspondem a que fração da unidade?

5 /1000 ou 1/200
b) (0,5 ponto) Dez barras correspondem a que fração da unidade?

10 /1000 ou 1/100
c) (0,5 ponto) Duas placas correspondem a que fração da unidade?

200 /1000 ou 1/5

d) (0,5 ponto) Três placas, duas barras e 8 cubinhos correspondem a que
fração da unidade?
 328 /1000 ou 41/125

3) (1,0 ponto) Coloque em ordem crescente os números do quadro abaixo:
2,335 ; 2,1537 ; 8/4 ; 2,0001 ; 2,013 ; 2,88 ; 2 1⁄2 ; 2,0021
8/4 < 2,0001 < 2,0021 < 2,013 < 2,1537 < 2,335 < 2 ½ < 2,88
4) (1,0 ponto) Diferencie perímetro de área.
O perímetro é a medida do contorno de uma região limitada, enquanto que a área é a
medida do espaço ocupado por essa região limitada.
5) (1,0 ponto) Sabendo que a área de um terreno quadrado é 64 m², descubra a
medida do lado deste terreno e calcule quantos metros percorreremos se
dermos três voltas ao seu redor.
Lado: 8 metros.
Serão percorridos 96 metros.

6) Marcolino comprou uma garrafa de 2 litros de refrigerante por R$ 6,20. Para
vender numa festa, dividiu-o em copos de 0,2 litros cada. Nestas condições,
responda:
a) (0,5 ponto) Quantos copos ele obteve?

2 : 0,2 = 10 copos
b) (0,5 ponto) Se ele vender cada copo por cinquenta centavos, qual será o seu
lucro?

ANULADA
7) (1,0 ponto) Um show musical teve início às 18h40min e terminou às 2h15min.
Qual foi a duração deste show?

7h35min
8) (1,0 ponto) Redija um texto com, no mínimo, 7 linhas, apresentando e
defendendo seu ponto de vista sobre o tema “Utilização de recursos
tecnológicos nas aulas de Matemática”.
Resposta pessoal do aluno

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