segunda-feira, 17 de junho de 2013

Roteiro para as Correções da AP2 de Sociologia e Educação aplicada em 12 de novembro de 2011


Roteiro para as Correções da AP2 de Sociologia e Educação
aplicada em 12 de novembro de 2011
1ª questão (2,5 pontos): Por qu e o professor, a partir do século XX, pode
ser considerado um trabalhador do setor de serviços?

O capitalismo em suas diferentes fases criou novas funções e ocupações. No século XX, o capitalismo ampliou o processo de industrialização e desenvolveu o setor de serviços. Podemos constatar que algumas
características do processo de produção capitalista estão presentes no trabalho do professor, como: a perda do controle do trabalho, o excessivo parcelamento (especialização das atividades docentes) e, principalmente, o aumento de atividades exercidas pelo professor.
2ª questão (2,5 pontos): Destaque três pontos negativos do isolamento
docente.
O isolamento do docente está vinculado a um sentimento de posse da sua sala de aula, sua turma, seus alunos; enfim, tem um sentido patrimonialista, bastante pernicioso à cultura escolar. Por uma infinidade
de razões históricas, a cultura do docente tem defendido sua autonomia e independência profissional – o famoso princípio da liberdade de cátedra – com as armas do isolamento, da separação, da ausência de contraste e separação. Essa autonomia profissional equivocada permite a multiplicação de pequenas e fragmentadas facções: cada professor dentro de sua sala de aula; cada professor como dono e senhor de seu espaço; cada professor sentindo-se livre das pressões e dos controles externos; cada professor pleno de poderes para governar, mesmo que o faça de modo arbitrário e caprichoso.
O isolamento profissional dos docentes promove uma limitação às novas idéias e às melhores soluções, permite que o estresse se interiorize, impede o reconhecimento e o elogio do êxito e, ainda, promove a
permanência dos professores incompetentes – causando prejuízos aos alunos e aos próprios colegas docentes.

3ª questão (2,5 pontos): Durkheim, Marx e Weber são importantes
pensadores clássicos da Sociologia cujas concepções foram também
aplicadas à Educação. Escolha um deles e descreva algumas de suas
principais ideias ligadas à Educação

DURKHEIM – Na concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a
assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que orientam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim.
Essa teoria, além de caracterizar a educação como um bem social, a relacionou pela primeira vez às normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm na constituição de
um desenvolvimento coletivo. "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de normas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias.

MARX – Na concepção marxista, também chamada de crítica, a Educação é um instrumento para formar os indivíduos segundo a mentalidade burguesa e prepará-los com as capacidades para o trabalho que atendam aos objetivos de acumulação de capital, lucro e competitividade das empresas. Por isso, a escola é um órgão responsável pela reprodução dos valores e do saber dominante e da reprodução da
força de trabalho, por meio da qualificação profissional. Na visão marxista, a escola é organizada para manter a desigualdade das condições de classe, pois serve a um projeto geral de dominação que se perpetua, com raríssimas possibilidades de os membros das classes dominadas
aproveitarem, efetivamente, as oportunidades e chances de ascensão social.

WEBER – A terceira concepção clássica da Sociologia (interacionista) foi apresentada por Max Weber. Ele desenvolveu uma explicação baseada no conceito de ação social. A ação social são todas as ações humanas
dotadas de sentido. Este sentido é construído pelo ator (indivíduo ou grupo) e está relacionado ao sentido atribuído por outro(s) ator(res). Neste caso, a vida social é um conjunto complexo de interações entre
indivíduos e grupos que se influenciam reciprocamente na maneira de
pensar e agir. Podemos entender a Educação como ação social, onde ensinar ou aprender podem ser entendidos a partir dos propósitos do sistema de ensino, da apreciação do fim do conhecimento, do prestígio social, do
poder e do ganho financeiro que se torna possível com a obtenção de um diploma. Podemos ainda pensar o ensino-aprendizagem, segundo o Max Weber, a partir do maior ou menor envolvimento emocional dos atores em nome da vocação profissional, simpatia/antipatia por áreas do conhecimento etc. Podemos também entender a Educação por meio da organização do modo
de ser/pensar da escola através de seus hábitos, identidades, costumes, valores, práticas e rituais.

4ª questão (2,5 pontos): Explique a expressão “Nova Sociologia da
Educação” (NSE), surgida nas últimas décadas do século XX e cite as principais características desse campo de estudos.
O pensamento de Durkheim, Marx e Weber influenciou o século XX em
três grandes concepções sociológicas que são utilizadas para analisar a Educação: a concepção funcionalista, a concepção crítica e a concepção interacionista. A Nova Sociologia da Educação é uma decorrência dessas concepções, fazendo certo tipo de cruzamento entre elas para tratar dos
temas como o currículo, o sucesso/fracasso escolar, as identidades culturais e os papéis existentes no universo educacional.

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