sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Gabarito AP1/2014.01 – História na Educação 2

Gabarito
AP1/2014.01 – História na Educação 2
I. Leia com atenção e responda as questões propostas: (1 ponto) 1. Fórum de apresentação – Questão destinada aos alunos que não realizaram esta questão na Ambiente. Se você já respondeu a questão não precisa responder novamente, apenas indique – respondida na plataforma: (1 ponto)
a. O que espera da disciplina História na Educação 2? b. A questão é de caráter individual e será avaliada pela coerência e argumentação.
c. Qual a função social da História na escola e na vida? d. A questão é de caráter individual e será avaliada pela coerência e argumentação.
II. Marque a resposta mais correta. (5 pontos)
1. “No final da Idade Média e princípio da Idade Moderna, a rota marítima apresentava vantagens sobre a terrestre. Era mais barata porque transportava maior quantidade de carga. Então os barcos mercantes saíam do Mediterrâneo e passavam em Portugal para chegar ao mar do Norte. Lisboa cresceu como um entreposto comercial. Seu porto era cada vez mais frequentado por navegadores de várias procedências.”
Como esta realidade contribuiu para Portugal em relação grandes navegações?
(A) Muitos navegadores paravam nos portos e muitas informações sobre a arte de navegar era compartilhada. Isso, somado à experiência acumulada na atividade pesqueira, foi transformando Portugal em um importante centro de navegação.
(B) Muitos navegadores paravam nos portos e muita mercadoria era comercializada tornando a cidade do Porto um dos principais pontos comerciais da Europa, dificultando a expansão marítima portuguesa.
(C) No final da Idade Média com a ocupação da Península Ibérica pelos turcos Portugal e Espanha uniram suas forças bélicas e abriram um caminho terrestre para Calcutá.
(D) Os navios mercantes saiam do Mediterrâneo e paravam na consta da Espanha e da França dificultando o crescimento comercial e marítimo de Portugal.
2. “Quando os portugueses chegaram nas terras que futuramente seriam o Brasil, não as encontraram desabitadas. Muito pelo contrário, o extenso território era povoado.”
Como se caracterizou a relação entre os portugueses e os índios (nativos)?
(A) A relação se caracterizou pela opressão dos índios (nativos), que foram submetidos a um forte processo de aculturação e escravização.
(B) A relação se caracterizou por um processo de parceria e cooperação. Os nativos estabeleceram com Portugal um processo de comercialização de pau-brasil.
(C) Os contatos entre os índios e os portugueses nem sempre foram hostis, mas também nem sempre foram pacíficos. Eles variaram segundo os interesses e os comportamentos de ambos. Ao longo da colonização, de forma geral, pode-se dizer que os portugueses assumiram uma postura arrogante diante dos índios.
(D) Todas as respostas anteriores estão erradas.
3. Sistema de colonização ou sistema colonial mercantilista (séculos XVI, XVII, XVIII) é um conjunto de procedimentos colocados em prática pelas potências marítimas, visando a tornar suas colônias fontes de enriquecimento.
O que podemos destacar dentre esses procedimentos mais comuns?
(A) A colônia deve desenvolver um comercio próprio; estabelecer parceiros comerciais e possibilitar e fortalecer a parceria colônia e metrópole com o comércio emergente.
(B) A colônia deveria ser um mercado consumidor; fornecedora de produtos comerciais; fazer comércio apenas com a metrópole e respeitar os monopólios.
(C) A colônia deveria desenvolver o processo de manufatura comercial, estabelecer parceiros comerciais, e possibilitar e fortalecer a parceria colônia e metrópole com o comércio emergente.
(D) A colônia deveria ser um mercado consumidor; estabelecer parceiros comerciais, e possibilitar e fortalecer a parceria colônia e metrópole com o comércio emergente.
4. “A Constituição de 1824 outorgada por D. Pedro I no início de 1824, a Constituição Imperial ficou em vigor durante todo o período imperial, até ser substituída em 1891 pela primeira constituição republicana. Ela estabeleceu as bases da estrutura política e do funcionamento do Império brasileiro e de suas principais instituições, como a adoção da forma de governo monárquica, hereditária e constitucional, a divisão político-administrativa do território em províncias e a separação do poder político em quatro instâncias...”
Correlacione a primeira coluna com a segunda:
(1) Imperador e ministros de Estado.
(2) Senadores e deputados.
(3) Juízes e tribunais.
(4) Imperador.
( ) Poder Legislativo
( ) Poder judiciário
( ) Poder Moderador
( ) Poder executivo
(A) 1, 2, 3, 4
(B) 4, 3, 2, 1 (C) 2, 3, 4, 1
(D) 2, 3, 1, 4
5. A idéia de República tem origem no grego: res publica. Quer dizer, coisa pública. O Estado republicano se caracteriza por dois preceitos básicos.
Quais são esses dois preceitos?
(A) 1 - deve cuidar do bem comum, do bem de todos; 2 - todos são iguais diante da lei, respondem a uma lei comum.
(B) 1 – deve cuidar do bem privado; 2 – todos são iguais perante a lei, respondendo a uma lei parcial.
(C) 1 – deve cuidar do bem publico e privado; 2 – todos são diferentes perante a lei, respondendo a uma lei que atenda as suas necessidades.
(D) Deve cuidar do bem comum, do bem de todos; 2 – todos são indiferentes a lei, ela cuida de todos mesmo que a pessoa ignore.
6. “A História do Brasil republicano pode ser compreendida a partir de determinadas rupturas políticas. Logo após cada uma destas rupturas,
houve conjunturas de incerteza, quando ainda não se sabia ao certo como seriam as novas regras do jogo.”
Correlacione a primeira coluna com a segunda:
(1) Primeira República
(2) Era Vargas
(3) Regime Democrático
(4) Ditadura civil-militar
( ) 1945 – 1964
( ) 1930 – 1945
( ) 1964 – 1979
( ) 1889 – 1930
(A) 1 – 2 – 3 – 4.
(B) 4 – 3 – 2 – 1.
(C) 4 – 2 – 3 – 1. (D) 3 – 2 – 4 – 1.
7. “O tráfico de escravos africanos constituiu o mais longo e volumoso processo de migração forçada da História. Para as Américas, foram trazidos cerca de onze milhões de africanos e africanas escravizados e, destes, 40% trazidos para o Brasil, em mais de três séculos de tráfico atlântico.”
A saída forçada de milhões de africanas e africanos é denominada como?
(A) Flagelo Africano.
(B) Escravidão Compulsória. (C) Diáspora Africana.
(D) Todas as respostas anteriores.
8. “No sertão da Bahia, às margens do rio Vaza-Barris, entre 1893 e 1897, os sertanejos formaram uma povoação: o Arraial de Canudos. Ali viveram cerca de 20 mil pessoas, sob a liderança do beato Antônio Conselheiro, sem depender dos grandes proprietários de terra, nem se abrigar sob a proteção da Igreja Católica.”
Como era a economia estabelecida no Arraial de Canudos?
(A) O Arraial de Canudos era um centro religioso sobrevivendo de doações e esmolas de seus fiéis.
(B) Por seu caráter religioso o Arraial de Canudos tornou-se um centro de peregrinação, o comércio local atendia os romeiros e foi desenvolvido um forte comércio para atender as necessidades dos peregrinos.
(C) O Arraial de Canudos estava localizado próximo a foz de um rio caudaloso e rico em minerais preciosos, por esta razão foi desenvolvida uma economia baseada na exploração de minério.
(D) Canudos desenvolveu uma agricultura de subsistência, sendo os excedentes comercializados com as comunidades que circundavam o arraial.
9. “O Rio de Janeiro, importante porto, era naquele tempo “bela e insalubre”, capital da República, isto é, apesar da sua paisagem encantadora não possuía condições de habitação, saúde e higiene para sua população e seus visitantes.”
Durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906) ocorreu uma histórica revolta relacionada às medidas de saúde pública aplicada. Que nome recebeu este evento?
(A) Revolta dos Mascates. (B) Revolta das Vacina.
(C) Revolta das Ataduras.
(D) Revolta dos Sanitaristas.
10. Leia com atenção a música citada e indique que período da História brasileira ela pertence: Apesar de você (1972) Chico Buarque Amanhã vai ser outro dia Hoje você é quem manda Falou, tá falado Não tem discussão, não A minha gente hoje anda Falando de lado e olhando pro chão Viu? Você que inventou esse Estado Inventou de inventar Toda escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar o perdão
(A) Primeira República
(B) Era Vargas
(C) Regime Democrático (D) Ditadura civil-militar
III.

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