terça-feira, 18 de novembro de 2014

GABARITO LITERATURA AP2 2014-1

GABARITO LITERATURA AP2 2014-1

QUESTÃO 1 (3,0)

1.1) (1,0) Justificativa de ser um texto dramático:
-        tem legendas (rubricas) ao invés de um narrador para explicar o enredo e para dar verossimilhança
-        escrito para ser encenado, por atores, em teatro/palco. Logo, o tempo da história é o da encenação

1.2) (1,0) Descrição dos personagens:
-        Vento – ranzinza
-        Maria – destemida, sábia

1.3) (1,0) Traços característicos de literatura infanto-juvenil moderna no texto:
-        identificação do protagonista com o público leitor
-        protagonista questionador

QUESTÃO 2 (3,0)

2.1) (1,0) Comparação quanto à forma:
-        Poema 1: soneto (dois quartetos e dois tercetos), versos decassílabos, rimas interpoladas (ABBA)
-        Poema 2: versos livres, sem preocupação com métrica ou rimas ou quantidade de estrofes e versos

2.2) (1,0) Expressão do eu lírico (comparação):
-        Poemas 1 e 2 parecem tratar do assunto de modo mais objetivado, descrevendo o trabalho do poeta e o comportamento do passarinho. Contudo, não deixam de expressar a emoção do eu lírico de cada poema, ao mencionar o esforço, a dedicação e o apuro do poeta por meio de comparações implicitas (“Beneditino, claustro, limar, rica, templo grego”), e a condição de solitude do passarinho (“órfão”).

2.3) (1,0) Metáforas que salientam a emoção do eu lírico:
-        admiração pela dedicação do poeta: comparar seu trabalho ao de um membro da ordem de São Bento, reconhecido pela paciência e rigor
-        solidariedade às incertezas do caminho do passarinho, metáfora para poeta

QUESTÃO 3 (4,0)

3.1) (1,0) Dois elementos que se assemelham ao do conto clássico (questão de intertextualidade):
-        indeterminação do tempo e do espaço
-        a protagonista é uma menina marcada pelo adereça que veste, cuja mãe também lhe solicita que realize uma entrega na casa da avó, tendo atrevassar um bosque

3.2) (1,0) Fita verde no cabelo como figura de linguagem: metáfora para “ingenuidade”, que foi perdida ao longo da história; metonímia, pela associação que se faz da “fita verde” com a menina.

3.3) (1,0) Criação de novos vocábulos (neologismos) para ressaltar o sentido das expressões: “velhos e velhas velhavam”, ou seja, eles fazem coisas típicas das pessoas pertencentes a essa faixa etária.

3.4) (1,0)

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