domingo, 10 de agosto de 2014

ap3 teatro e Educação

Terceira Avaliação Presencial
Disciplina: Teatro e Educação
Coordenação: Prof.ª Carmela Soares
Caro (a) aluno (a):
Prezado (a) aluno (a) essa é a sua terceira AP. Leia os enunciados com atenção
e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
Instruções:
. Você vai encontrar 4 questões nesta prova;
. Leia atentamente todas as questões;
.Escreva com letra legível;
.Revise suas respostas e verifique se as idéias estão claras;
. Esta avaliação é individual e sem consulta;
.Responda com caneta azul ou preta.


Abaixo você tem um pequeno trecho da primeira cena da peça A menina e o
Vento de Maria Clara Machado. Leia o texto, atentamente, e depois responda as
questões propostas,
"Maria: Não provoca, Pedro... Não provoca!
Vento: Tratem de desaparecer, meninos, senão eu sopro! E e para
valer...Um...dois..
Pedro: Vento caduca...
Vento: Caduca, eu? Pois você vai ver...vou te mandar para as nuvens e lá você
é que vai caducar, fedelho de uma figa. (Começa a saprar cam tanta força que
Pedro, depois de dar umas voltas tentando resistir, sai de cena sempre
gritanda.)
Maria: Para de ventar, Vento, que Pedro está sumindo atrás daquela árvore"
Para vento.,.Pedro! Pedrol (Sai gritando e procurando resistir.)
Vento: Pronto. E assim que nós lá em cima nos livramos deles. Sem muita
conversa. (Boceja ostensivamente e torna a sua cama, mas não consegue se
deitar porque furiosa, volta Maria).
Maria: Queira soprar de volta, imediatamente, o meu irmão ou então o senhor
terá que se ver comigo.
Vento: O quê? Está me desafiando, pedacinho de gente? (Começa a rir) lsto aí
esta me ameaçando...ah! ah! ah! ah!
Maria: Para de rir, vento bobo-alegre. Não tem vergonha de ser tão velho e rir
desse jeito? Traga meu irmão de volta, já disse..
Vento: (Para bruscamente de rir) Vou te mandar para a China, menina.
Maria: Duvido. (Aceitando o desafio) E fique sabendo que sou campeã de andar
na ventania e não vai ser um ventinho qualquer que vai me levar para a China
ou para o Japão. Bem que eu gostaria de dar um passeio... se eu...
Vento: (l nterrompendo): Você disse... ventinho qualquer?
Maria: Disse. O que é que você sabe fazer mais alem de ventar? Sabe ler? Sabe
escrever? Qual é a sua educação cívica?
Vento: Chega. (Da uma forte lufada. Maria, marota, se esconde atrás dele que
procura, intrigado, sem poder encontrá-la. Fínalmente, Maria corre e se esconde
atrás de uma pedra.)
Maria: Brisa , vento, ventinho
Pode soprar espertinho...
Não tenho medo de ventania.
So receio a minha tia,
brisa, vento, ventinho,
pode soprar espertinho...
(O vento furioso começa a soprar e María deliciada ventarola pela cena ern
loucos rodopios até que sai, sempre rindo. O vento, sentindo-se vencedor, volta
para sua pedra e recosta para tornar a dormir. Começa a roncar quando Maria
volta. Vendo que o Vento não acorda ela começa a sapatear e a cantarolar" e
vento continua roncando. Por fim Maria resolve jogar amarelinha batendo com
os pés com força. O vento abre os olhos.)
Maria: Isto o senhor não sabe fazer...garanto que não sabe...
Vento: O quê? Ainda aqui?
Maria: Vou lhe chatear até você trazer Pedro de volta.
Maria: Quer dizer que o senhor não sabe lrazer ele de volta?
Vento: Que dizer que não quero lrazer ninguém de volta.
Maria (Mudando de tática): E se eu prometer nunca mais incomodá-lo na sua
toca?
Vento: Não acredito em conversa de menina."

Questão1-(3,0pontos)
A - Qual o objetivo das personagens: Pedro, Maria e o Vento?
B - Quais os possíveis conflitos dramáticos existente neste trecho?
C - Qual a função ou importância da rubrica no texto dramático? Dê um exemplo
a partir do trecho indicado"


Questão2-(3,0pontos)
A - Fale sobre a importância da linguagem corporal para a encenação teatral,
tomando como ponto de partida o trecho indicado da peça?
B - Que momentos deste trecho permite uma intensa exploração do jogo
corporal dos atores? Justifique sua resposta.


Questão3-(2,0pontos)
A - Em que lugar ficcional você acha que esta cena ocorre? Justifique sua
resposta.
B - Neste trecho, a autora sugere um objeto ou elemento concreto que nos
auxilia a reconhecer visualmente ou teatralmente este lugar. Que objeto é este?


Questão 4-(2,0 pontos)
A - Escreva o que você aprendeu sobre a vida e obra de Maria Clara Machado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário