domingo, 10 de agosto de 2014

AP1 – 2014-01 DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

AP1 – 2014-01
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    Questão 1 (2,0 pontos) A partir do que foi estudado no Texto 01 (LOMBARDI, José Claudinei. História e historiografia da educação no Brasil) é possível afirmar sobre as fontes de pesquisa:

1. O historiador elege, organiza e interpreta suas fontes em conformidade com suas opções metodológicas e teóricas, posto que as fontes históricas são recursos usados pelo historiador para se aproximar e tornar inteligível seu objeto de estudo.
2. Não existe neutralidade na produção do conhecimento, porque todo conhecimento produzido implica e pressupõe métodos e teorias que embasam o processo e o resultado da construção do conhecimento científico, sendo estes, igualmente, produtos sociais e históricos.
3. O historiador não deve considerar os interesses que permeiam a produção das fontes, pois as fontes registram a história tal como ocorreu.
4. Não é útil ao pesquisador a diversificação de fontes, pois esta pode revelar aspectos e características diferenciadas das relações do homem, quer sejam com outros homens ou com o meio em que vive.
5. Todos os tipos de fontes podem servir ao historiador, conforme seu objeto, posto que são as fontes que possibilitam o entendimento do mundo e da vida dos homens: material lítico e cerâmico, documentos escritos, testemunhos orais, produções iconográficas, audiovisuais, eletrônicas.
Marque a opção CORRETA:
a) 2,4,5.
b) 1,3,4.
c) 2,3,5.
d)1,2,5.

Questão 2 (2,0 pontos) Faça uma exposição do conceito polissêmico de Paidéia (Texto 03). Em seguida, caracterize e compare os modelos de educação de Esparta e de Atenas.
 Respondeu ao tema pedido com coerência e coesão, mostrando que estudou os textos.
 Apresentou de entendimento sobre o conceito de Paidéia;
 Apresentou em linhas gerais dos modelos de Esparta e Atenas;
 Apresentou capacidade de estabelecer relações entre o tipo de sociedade/funções realizadas/ formação oferecida;
 Conteúdo desenvolvido principalmente nas páginas: 13-19;
Conteúdo desenvolvido principalmente nas páginas: 13-19;

O aluno deve ser capaz de reconhecer o termo enquanto representativo do ideal de formação integral do homem grego, do corpo e do espírito. Possui aspecto polissêmico, porque seu significado se aproxima de uma pluralidade de termos modernos, como civilização, cultura, tradição, literatura ou educação.
Contudo, o ideal de formação integral nas práticas educativas das cidades-estado de Esparta e Atenas demonstra que o conceito poderia enfatizar ora um aspecto da formação, ou outro, conforme as funções sociais que a cidade-Estado conferia à educação.
Na cidade militarizada de Esparta, o modelo baseado no estatismo e no conformismo, valorizava a formação militar e esportiva para as atividades de combate, incluindo a educação das mulheres e práticas de eugenia (ver descrição páginas 18-19).
Em Atenas, “iniciadora do ideal democrático”, valorizou além da educação física, a formação do cidadão, do intelectual habilitado a participar da vida política, pelo domínio dos saberes da retórica, por exemplo. A iniciativa privada em educação, em Atenas, era mais importante do que em Esparta, na qual o Estado legislava sobre as práticas educativas.


Questão 3 (2,0 pontos) Explique como surgiram as universidades durante a Idade Média. Apresente em seu texto características da vida universitária e do método de ensino empregado na Idade Média (Texto 06).

Critérios de correção:
 Respondeu ao tema pedido com coerência e coesão, mostrando que estudou os textos.
 A partir do estudo do texto 06, o aluno deve relacionar as transformações urbanas ocorridas no período da Baixa Idade Média, principalmente o crescimento das atividades comerciais burguesas nas cidades, com a criação das universidades como corporações de ofício, ou seja, como associações livres para regulação de profissões. A universitas studii agrupava alunos e mestres interessados em estudos de temas específicos. O aluno também deve caracterizar a escolástica como método de organização e prática do ensino empregado.


Questão 4 (2,0 pontos) A partir do que foi estudado sobre instituição da escola no Mundo Moderno (Texto 07), é correto afirmar que:
1. A institucionalização da escola na Idade Moderna tem como fatores determinantes as mudanças socioculturais, econômicas e políticas que ocorreram a partir do século XVI, com a implantação do modo de produção capitalista, a Reforma Protestante, a Contra-Reforma e a instauração da visão humanista.
2. A partir da Idade Moderna começou-se a considerar que era necessário dar às crianças e aos jovens um modo de vida particular, principalmente no que se refere à educação moral, em função de uma nova concepção humanista de infância e de família.
3. A Reforma e a Contra-Reforma foram importantes para os rumos da educação no mundo moderno e a institucionalização da escola, porque contribuíram para a ampliação e a “publicização” do ensino elementar.
4. A construção de uma nova imagem de família e da infância não repercutiu em novas concepções sobre a educação. A criança precisava ser educada moral e intelectualmente, por isso dever-se-iam criar instituições que separassem as crianças do mundo adulto, formando-as por meio de uma disciplina rigorosa, dosando os valores e os saberes que seriam ministrados.


5. Na construção da Modernidade, o capitalismo nascente precisava de pessoas instruídas que soubessem lidar com a manufatura e o comércio, e a escola tornou-se um local importante para fornecer essa formação.
Marque a opção CORRETA:
a) 1,2,3,5.
b) 1,2,3,4.
c) 2,3,4,5.
d)1,2,4,5.


Questão 5 (2,0 pontos)
No estudo do texto 08, “Jesuítas e as crianças no Brasil Quinhentista”, aprendemos que para além do ensino de ler, escrever e contar, havia por parte da Companhia de Jesus uma intenção explícita de evangelizar, catequizar e converter os indígenas ao cristianismo. Tratava-se, portanto, de disseminar uma concepção de mundo católica para povos que tinham outras culturas, outros hábitos.
Apresente as práticas através das quais os jesuítas faziam o trabalho de evangelização. A partir do que foi estudado no texto, faça uma reflexão e justifique porque a educação não pode ser considerada um processo neutro.
O aluno deve ser capaz de citar as práticas de ensinamento da doutrina através do ensino da leitura e escrita, da utilização de rituais religiosos como missas e procissões, a utilização de instrumentos musicais e dança como mediadores da evangelização. Entendia-se que as crianças - segundo os jesuítas e a concepção de infância que vigorava no período (tábula rasa, papel branco) – ofereciam menos resistência aos novos ensinamentos, enquanto os adultos, que já estavam arraigados nos seus hábitos e costumes, eram mais refratários à mudanças de comportamento. Acreditava-se, também, que as crianças poderiam transmitir o cristianismo aos seus familiares e que serviriam de exemplo para futuras gerações.
A educação não pode ser considerada como um processo neutro porque, assim como é mostrado no texto, a ação educacional é direcionada pelos objetivos e pelas concepções de mundo dos homens nela envolvidos. Por meio da escolarização e evangelização, os jesuítas pretendiam converter e modificar a visão de mundo dos indígenas, buscando disseminar a sua própria visão e aquilo que acreditavam que era verdadeiro.

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