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Fundação Centro
de Ciências e Educação Superior a Distância
do Estado do Rio
de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AP1
– 2013-2
DISCIPLINA: CURRÍCULO
Coordenação: Profª Leila Lopes de Medeiros
GABARITO
Prezado(a) discente:
Essa é a sua primeira avaliação presencial (AP1).
Leia os enunciados com atenção e procure ser claro(a) e objetivo(a) na
elaboração de suas respostas.
Para uma avaliação tranquila, observe as
recomendações a seguir
· esta
avaliação é individual e sem consulta;
· observe
que há 04 (quatro) questões nesta avaliação com a pontuação indicada;
· leia
atentamente todas as questões;
· responda
com caneta azul ou preta;
· escreva
com letra legível;
· revise
suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
· utilize
o caderno de respostas;
· demonstre
o que você aprendeu nos seus estudos.
QUESTÕES:
1.
Para a teoria tradicional, o Currículo
deveria conceber uma escola que funcionasse de forma semelhante a qualquer
empresa comercial ou industrial. Sua ênfase estava voltada para a eficiência,
produtividade, organização e desenvolvimento. O Currículo deve ser
essencialmente técnico e a educação vista como um processo de moldagem.
(CEREZER,Osvaldo Mariotto. Documentos de Identidade, p 1)
A partir do trecho da resenha e
com base em seus estudos, elabore um texto
de 6 a 10 linhas explicando como se concretiza, na escola, um currículo
com essas características. Descreva o tipo de objetivos, conteúdos e atividades
de ensino e aprendizagem devem estar presentes nessa abordagem de currículo e
faça uma crítica a respeito. (3,0 pontos)
Orientação
para a resposta:
O texto deve fazer referência a formação
voltada para o trabalho, a escola como modelo fabril, a modelagem do
comportamento com conteúdos úteis ao trabalho fabril, domesticação
(docilização) dos corpos para atuar nas longas jornadas do trabalho maquinal,
obedecer ordens. Os objetivos se referem aos comportamentos, atitudes e valores
ligados a essa forma de trabalho. As atividades são igualmente são igualmente
mecânicas, repetitivas, condicionadoras de comportamentos e fixadoras de
conteúdos memorizáveis.
Críticas
perda da dimensão humana e supervalorização da formação acrítica e restrita
para o trabalho como instituído a partir da revolução industrial, falta de
perspectiva de intervenção na realidade individual e social.
2. Vimos nos materiais
que o conceito de Currículo vem se alterando de acordo com as concepções de
educação predominantes. De acordo com suas leituras, marque com (X) as
afirmativas que correspondam a um entendimento
atual sobre Currículo Escolar: (2,0
pontos).
Podemos afirmar, hoje, que currículo:
(X) é o plano
de ação que operacionaliza a proposta pedagógica da escola;
(X) é o documento que determina a distribuição e os
horários destinados às disciplinas escolares e às rotinas pedagógicas;
(X) é a descrição minuciosa dos conteúdos, da
bibliografia, das avaliações e dos resultados dos alunos em cada período de
escolarização;
(X) é a construção de percursos de aprendizagens
escolares mediados pela cultura e pelas expectativas dos indivíduos e da
sociedade.
3. Na resenha do livro “Documentos de Identidade”,
Osvaldo Cerezer destaca o tratamento
dado pelo autor do livro a um tema importante – o currículo oculto:
O autor, ao abordar o currículo oculto,
analisa-o como sendo aquele que, embora não faça parte do currículo escolar,
encontra-se presente nas escolas através de aspectos pertencentes ao ambiente
escolar e que influenciam na aprendizagem dos alunos. (CEREZER,Osvaldo Mariotto.
Documentos de Identidade, p 4 )
Segundo Tomás Tadeu,
o tema é visto
por ângulos diferentes em
diferentes teorias do currículo.
A partir da leitura da resenha e do estudo do
material didático da disciplina elabore um texto dissertativo de 06 a 10 linhas
explicando como é entendido o currículo oculto
segundo a visão crítica do Currículo. (2,0 pontos).
Orientação para a
resposta:
O currículo oculto
compreende a atitudes, comportamentos, relações entre professores e alunos. Ações
que estão presentes no ambiente escolar, que fazem parte das práticas
pedagógicas, mas não se encontram de maneira explícita no currículo.
Segundo
a visão crítica do currículo, ao repetir determinados comportamentos, como a
forma de lidar com os alunos e a maneira de arrumação em salas de aulas, são
ações que tem contribuído para perpetuar as condições de subordinação das
crianças desfavorecidas economicamente,
já que reforça uma cultura que é valorizada por uma elite dominante. Dessa
forma, a reflexão sobre o currículo oculto é um aliado na busca por mudanças
nesses tipos de condições sociais dessas crianças.
4.
“As
versões emancipatórias do multiculturalismo baseiam- se no reconhecimento da
diferença e do direito à diferença e da coexistência ou construção de uma vida
em comum além de diferenças de vários tipos” (Santos, 2003, p. 33)
Construir o currículo com base nessa tensão
não é tarefa fácil e irá certamente requerer do professor nova postura, novos
saberes, novos objetivos, novos conteúdos, novas estratégias e novas formas de
avaliação. (MOREIRA, Antonio Flavio e CANDAU, Ana Maria. Educação escolar e cultura(s)
A partir desse trecho e dos demais
estudos, considerando que ocultar a diferenças através da exaltação da
igualdade não parece ser a forma mais adequada de encarar esse desafio,
descreva, em um texto de 06 a 10 linhas, como se constituiria um Currículo na visão
multiculturalista. (30 pontos)
Orientação para a resposta:
Para a construção de um currículo
na visão multiculturalista, é necessário romper com a ideia de que existe uma
única cultura, aquela que é valorizada pela classe dominante. É importante que
“o docente se disponha e se capacite a reformular o currículo e a prática
docente com base nas perspectivas, necessidades e identidades de classes e
grupos subalternizados.” (MOREIRA ; CANDAU, 2003, p.157)
Sendo assim, os autores apontam
para a importância da superação de um daltonismo cultural, valorizando todas as
diferentes culturas que permeiam no espaço escolar e a busca por estratégias
pedagógicas que possam lidar com a heterogeneidade presente nesse espaço.
Estratégias que são inesgotáveis, como a necessidade de reescrever o
conhecimento a partir das diferentes raízes étnicas, mas especificamente, a
partir das experiências vividas dos educandos, contextualizar sempre os
conteúdos de conhecimento, permitindo a entender como foi construído
historicamente e a promoção de um espaço de crítica cultural, possibilitando
questionar tudo aquilo que é considerado normal e natural como cultura.
Obrigada! Me ajudou bastante.
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