GABARITO DA AP1 2011.2
Questão 1: (2,5 pontos)
Partindo da leitura do texto “Roda Mundo,
roda gigante, roda moinho, roda pião, o tempo rodou num instante, nas voltas do
meu coração”, leia a situação abaixo observada em uma turma:
Um dos alunos sentados enfileirados observa o
professor entrar na sala e pergunta-lhe:
-Hoje, trouxe um mapa para mostrar o lugar onde
passei as minhas férias!
O professor disse:
- Ontem, vocês já falaram sobre isso porque tiveram
que produzir um texto sobre as férias de um menino. Não há tempo a perder com
essas informações. Passemos para outro assunto de Português porque vocês
precisam memorizar alguns conteúdos. Vamos, sente-se logo!
A cena acima retrata um pouco o currículo centrado no
modelo Fordista. Faça um comentário sobre
este ensino de acordo com o estudo desta aula, relacionando-o à cena.
Resposta:
O aluno deve comentar as seguintes
características do currículo baseado neste modelo, relacionando-o à cena
descrita, como por exemplo:
Ensino individualizado
Ensino
compartimentado
Transmissão de informações dos professores
aos alunos
Ênfase na memorização
Conteúdos distanciados da realidade dos
alunos
Questão 2: (2,5 pontos)
Para melhor compreender o
lugar social das crianças e seus contextos de vida, é importante refletir sobre
os conceitos de crianças e infâncias, discutidos pelos pesquisadores Sarmento e
Pinto (1997).
De acordo com os estudos desses
pesquisadores, disserte sobre os
conceitos “criança e infância”.
Resposta:
De acordo com a perspectiva da Sociologia
da Infância, a criança sempre existiu, desde o primeiro ser humano. É um sujeito de direito, autônoma, criativa e
que ressignifica o que recebe do mundo. Daí referirmos infâncias , no plural,
pois esta varia segundo o local em que cada uma vive, a cultura na qual está
inserida.
Vale ressaltar que o conceito de infância é
marcado nos séculos XVII E XVIII.
Questão 3: (2,5 pontos)
No texto de Cristovam Buarque Os nomes da Criança
(Aula 1), o autor identifica vários termos que se referem à criança, no
Brasil. Refletindo sobre o texto, explique
que revelações esse extenso vocabulário nos revela.
Resposta:
Essa diversidade de vocábulos enriquece,
perversamente, a imagem da infância. Indicam crianças que praticamente vivem na
rua, que moram na rua, que nela trabalham como flanelinhas ou vendedores
ambulantes. Apontam também as escalas de prostituição infantil. Há ainda os
vocábulos para as crianças infratoras: avião, pixote, pivete, trombadinha. Os
‘filhos da safra’ são os menores abandonados por pais que emigram para outros
lugares em busca de trabalho, já a criança triste é aquela que vive em
permanente estado de vida sem qualquer motivo para sorri. Esse rico vocabulário
reflete o abandono da infância em nosso país.
Questão 4: (2,5 pontos)
Ao longo das primeiras
aulas da nossa disciplina, foi possível observar que a Educação Infantil como
campo de estudo e prática na educação é bem recente. De acordo com diversos
estudiosos da área, os modos como nos relacionamos com as crianças atualmente e
o sentimento a elas empreendido não foram os mesmos sempre. Para Sarmento
(2004) “a institucionalização da
infância, como processo, fruto da Modernidade, realizou-se pela conjugação de
vários fatores.”
Descreva
quais foram os fatores destacados pela autora que influenciaram de forma
determinante nesse processo.
Resposta:
O aluno deve citar os 4 fatores a seguir,
descritos nas páginas 41 à 43.
1-
Instâncias públicas de socialização...
2-
Reorganização familiar no cuidado dos filhos...
3- Produção de disciplinas e de saberes
sobre as crianças com prescrições de padrôes de “normalidade”, de INCULCAÇÃO
comportamental, disciplinar e normativa...
4- Configuração da administração simbólica
das infâncias, com normas, procedimentos e prescrições, que condicionam as
vidas das crianças...
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