segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ap1 educação infantil 1


GABARITO DA AP1 2011.2


Questão 1:  (2,5 pontos)



Partindo da leitura do texto “Roda Mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião, o tempo rodou num instante, nas voltas do meu coração”, leia a situação abaixo observada em uma turma:



Um dos alunos sentados enfileirados observa o professor entrar na sala e pergunta-lhe:
-Hoje, trouxe um mapa para mostrar o lugar onde passei as minhas férias!
O professor disse:
- Ontem, vocês já falaram sobre isso porque tiveram que produzir um texto sobre as férias de um menino. Não há tempo a perder com essas informações. Passemos para outro assunto de Português porque vocês precisam memorizar alguns conteúdos. Vamos, sente-se logo!



A cena acima retrata um pouco o currículo centrado no modelo Fordista. Faça um comentário sobre este ensino de acordo com o estudo desta aula, relacionando-o à cena.

Resposta:
O aluno deve comentar as seguintes características do currículo baseado neste modelo, relacionando-o à cena descrita, como por exemplo:
 Ensino individualizado
 Ensino compartimentado
Transmissão de informações dos professores aos alunos
 Ênfase na memorização
Conteúdos distanciados da realidade dos alunos



Questão 2:  (2,5 pontos)


Para melhor compreender o lugar social das crianças e seus contextos de vida, é importante refletir sobre os conceitos de crianças e infâncias, discutidos pelos pesquisadores Sarmento e Pinto (1997).
De acordo com os estudos desses pesquisadores, disserte sobre os conceitos “criança e infância”.


Resposta:
De acordo com a perspectiva da Sociologia da Infância, a criança sempre existiu, desde o primeiro ser humano.  É um sujeito de direito, autônoma, criativa e que ressignifica o que recebe do mundo. Daí referirmos infâncias , no plural, pois esta varia segundo o local em que cada uma vive, a cultura na qual está inserida.
Vale ressaltar que o conceito de infância é marcado nos séculos XVII E XVIII.


Questão 3:  (2,5 pontos)



            No texto de Cristovam Buarque Os nomes da Criança (Aula 1), o autor identifica vários termos que se referem à criança, no Brasil. Refletindo sobre o texto, explique que revelações esse extenso vocabulário nos revela.

Resposta:
Essa diversidade de vocábulos enriquece, perversamente, a imagem da infância. Indicam crianças que praticamente vivem na rua, que moram na rua, que nela trabalham como flanelinhas ou vendedores ambulantes. Apontam também as escalas de prostituição infantil. Há ainda os vocábulos para as crianças infratoras: avião, pixote, pivete, trombadinha. Os ‘filhos da safra’ são os menores abandonados por pais que emigram para outros lugares em busca de trabalho, já a criança triste é aquela que vive em permanente estado de vida sem qualquer motivo para sorri. Esse rico vocabulário reflete o abandono da infância em nosso país.


Questão 4:  (2,5 pontos)

Ao longo das primeiras aulas da nossa disciplina, foi possível observar que a Educação Infantil como campo de estudo e prática na educação é bem recente. De acordo com diversos estudiosos da área, os modos como nos relacionamos com as crianças atualmente e o sentimento a elas empreendido não foram os mesmos sempre. Para Sarmento (2004) “a institucionalização da infância, como processo, fruto da Modernidade, realizou-se pela conjugação de vários fatores.”
Descreva quais foram os fatores destacados pela autora que influenciaram de forma determinante nesse processo.

Resposta:
O aluno deve citar os 4 fatores a seguir, descritos nas páginas 41 à 43.

1-  Instâncias públicas de socialização...
2-  Reorganização familiar no cuidado dos filhos...
3- Produção de disciplinas e de saberes sobre as crianças com prescrições de padrôes de “normalidade”, de INCULCAÇÃO comportamental, disciplinar e normativa...
4- Configuração da administração simbólica das infâncias, com normas, procedimentos e prescrições, que condicionam as vidas das crianças...








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