quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ap2 musica na educação

verdadeiras e F para as afirmações falsas:
(Anulada) O processo de ancoragem diz respeito à classificação e à denominação do resultado da produção musical.
(F) O silêncio não é considerado um elemento expressivo importante a ser utilizado nas produções musicais.
(V) As parlendas são utilizadas para acalmar, divertir e embalar as crianças nos seus primeiros anos de vida.
(F) Para Carl Orff o corpo não pode ser considerado um instrumento de percussão, uma vez que não é capaz produzir combinações de timbres.
(V) Para Dalcroze e educação musical deve integrar o corpo e a mente para que o estudante tenha condições de dizer “eu sinto” ao invés de dizer “eu sei”.

2) Partindo do pressuposto de que música é discurso, tal como faz Swanwick, que elemento mais se destaca no desenvolvimento das práticas musicais:
( X ) colaboração entre os participantes na criação musical em seus vários níveis de autonomia: ouvir, interpretar, compor/improvisar
( ) ensaios para treinamento do que cada integrante irá desenvolver musicalmente
( ) aprendizagem da leitura e escrita musical para registrar as idéias e aproveitálas em próximos encontros

3) Que relação você pode estabelecer entre a construção de instrumentos musicais não convencionais e a Proposta de Oficina de Música?
__A construção de instrumentos não convencionais parte de princípios muito próximos ao fundamento da Proposta de Oficina de Música: todo som é passível de ser aproveitado no processo de criação, a investigação sonora de vários materiais e a autonomia no uso dos materiais durante o processo de criação
4) Apresente um exemplo de prática pedagógica em que a composição/improvisação são utilizadas como ferramenta didática visando a ampliação da criatividade dos estudantes.
Por meio da resposta verificada, vamos identificar os padrões presentes na associação entre o conceito de ‘criatividade’ (se algo eminentemente inato ou que pode ser desenvolvido por meio de processos lúdicos e intencionais na relação  entre professor e estudantes) e de composição / improvisação (se é ação específica
do campo dos especialistas em música ou se é ação que pode ser desenvolvida pelo professor unidocente por meio de estratégias próximas à elaboração de discursos).
5) Indique alguns critérios para a avaliação de um trabalho criativo utilizando sons


QUESTÕES LIGADAS À AVALIAÇÃO DO TRABALHO CRIATIVO E MUSICAL

(Extraído do livro de John Paynter, “Music in the secondary school curriculum”. Cambridge: Cambridge University Press, 1983; p. 230234)


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