SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA- 2014.2
DISCIPLINA: ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE
Questão 1 (vale 2,0)
Mais importante que a preservação da virgindade é a conscientização sobre a possibilidade de procriação antes de uma união conjugal.
Baseando-se na aula 9 marque se esta afirmação é falsa ou verdadeira.
( ) F ( ) V
Questão 2 (vale 2,0)
De acordo com a aula 10 é o procedimento destinado a pessoas que enfrentam conflitos quanto à escolha de suas profissões, geralmente, quando se encontram na iminência de passarem de umciclo educativo para outro - do ensino médio para o ensino superior - e que têm que tomar uma decisão.
( ) Orientação de Personalidade
( ) Orientação Psicológica
( ) Orientação Vocacional
( ) Orientação para Oportunidades
Questão 3 (vale 3,0)
Apesar do crescente número de campanhas informativas e da existência de tópicos sobre o assunto nos programas das disciplinas do ensino médio sobre a prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis, podemos nos indagar o que levaria o jovem a agir com imperícia nas suas práticas sexuais? A esse respeito algumas hipóteses podem ser formuladas considerando as circunstâncias do desenvolvimento psicológico.
Baseando-se na aula 11, desenvolva uma das hipóteses discutidas na referida aula.
Questão 4 (vale 3,0)
O consumo de substâncias psicoativas (nicotina e álcool) na adolescência vem a ser o maior problema do mundocontemporâneo, com sérios agravantes. Em primeiro lugar, os jovens que consomem essas substâncias sequer têm noção dos danos que elas causam, ou seja, os jovens não percebem o consumo dessas drogas como um verdadeiro problema. Em segundo lugar,a própria sociedade parece estar “cega” para esse fato, especialmente em razão de se tratar de drogas legalizadas. Em terceiro lugar, o consumo dessas substâncias tem para os jovens a função de significar um acesso ao mundo do adulto: o uso de drogas simboliza, para os jovens, o estado adulto. Esse é um fator que muito contribui para o consumo.
A partir dos conteúdos da aula 12 fale sobre a afirmação acima considerando os seguintes aspectos:
A adolescência e as drogas: principais causas do consumo;
- O consumo de drogas e as suas consequências;
- Satisfação desmedida e destrutividade causadas pelo uso das drogas.
domingo, 15 de março de 2015
DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR 2014.2 AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1
DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
2014.2
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1
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Prezados estudantes, esta é a nossa primeira Avaliação a
Distância. A avaliação é individual. Converse com seus tutores e colegas sobre
as aulas lidas. O texto final apresentado nesta avaliação deve ser de sua
autoria.
Bons estudos!
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Destaque
um fato histórico apresentado nas aulas 02 e 03; contextualize-o, dizendo sobre
o que o motivou, em que época e por que foi importante; busque encontrar
relevância para o fato escolhido para a educação nacional atual.
AP1- 2014.2 DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO 2
AP1- 2014.2
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO
2
Responda às questões abaixo usando no
máximo 10 linhas para cada resposta. Cada uma vale 2,0 pontos.
1 - No artigo da
profa. Flavia Lobão, ela cita o autor Bartolomeu
Campos Queirós que faz uma síntese da questão da leitura e da escrita,
problematizando os procedimentos tradicionais de ensino da Língua, ao afirmar
que:
Não se escreve para comprovar o domínio de uma técnica ou para
expressar o entendimento de determinadas regras. Escreve-se ao ter o que dizer.
Do mesmo modo, não se lê para praticar a aprendizagem do alfabeto. Lê-se para
tomar posse do já desnudado pelo homem, para ampliar os limites, para
apropriar-se da fragilidade, para recuar as fronteiras. Lê-se para somar-se e
escreve-se para dividir-se.
Relacione as palavras do autor com o uso da
literatura em sala de aula.
Flávia Lobão, ao citar
Bartolomeu, compreende a leitura como possibilidade de ampliação dos limites, forma
de apossar-se das construções humanas. Em nossas aulas da disciplina Alfabetização
e leitura a literatura é compreendida como uma "apropriação, invenção,
produção de significados" (Chartier, 1998). Nesse sentido, ao responder
essa questão, o estudante deve indicar a relação entre essas duas concepções
que apontam para a compreensão da leitura como produção de sentidos. O uso de
literatura na sala de aula precisa, portanto, promover situações de diálogo com
as provocações do texto, articulando o que cada leitor compreende.
2- Na entrevista com a prof.
Cecília Goulart ela responde à pergunta sobre a importância de se trabalhar com
uma diversidade de textos em sala de aula. Qual é esta importância para a
autora? Você concorda? Explique sua resposta.
Cecília Goulart defende que é preciso trabalhar diversos gêneros
textuais, os de ordem prática, tipo
bilhete, cartas, livros, listas e anúncios, que sejam produzidos para a
sala de aula, para informar vender, comprar alguma coisa. Os textos
científicos, tais como relatórios, lendo resultados de pesquisas que saem na
revista Super Interessante, Ciência Hoje das Crianças, e mesmo enciclopédias. Assim
as crianças são desafiadas a compreender e o professor faz a mediação entre
esses textos mais complexos da sociedade letrada e as crianças, levando em
conta os conhecimentos que elas têm sobre aquele assunto de que o texto está
tratando. Também devemos utilizar textos ligados a essa dimensão científica, a
esses conhecimentos científicos, mesmo no jornal a gente tem informações
científicas, resultados de pesquisa, e também há partes do jornal que tratam da
ciência e textos de ordem literária, poesias, romances, contos, crônicas,
fábulas, contos populares, literatura de cordel. É importante conhecer a origem
dos textos, conhecer esses autores, conversar sobre quem produziu, quando
produziu, como é que aqueles textos foram feitos, como é que eles
caracterizaram a época, como caracterizam um espaço geográfico, como no caso da
literatura de cordel. Esses textos têm que ser valorizados nas salas de aula e
também nos cursos de formação de professores.
3 - De
acordo com da profa. Adrianne Ogêda
Guedes, o trabalho com a leitura e escrita pode se articular com as outras
linguagens. De que forma a poesia, um gênero textual, pode ser trabalhada
articulando-se com outras linguagens?
No
texto da professora Adrianne Ogêda a poesia é trabalhada na articulação com
outras linguagens. Artes visuais, teatro entram como formas de expressão
mobilizadas pelos sentidos que a poesia evoca. aqui nessa resposta o estudante
deve indicar de que forma as linguagens podem ser articuladas, apontando para
possibilidades de realização dessa articulação (como será feita?).
4 - Há muito se discute sobre a
importância da literatura (infantil) no processo de formação de leitores e
escritores críticos e criativos. Nesse sentido, o que fazer para não
“escolarizar” a literatura no dia-a-dia da sala de aula?
A literatura não é um "objeto escolar". Ela é
uma produção cultural, arte. Nesse sentido, não escolarizar a literatura
significa não promover propostas que "utilizem" a literatura de forma
mecânica, atribuindo um sentido único ou fazendo "provas" de
conteúdos, empobrecidas, do tipo perguntas cujas respostas esperadas tenham um
sentido estrito e fechado. a literatura é polissêmica, isto é, possui muitos
sentidos e, portanto, deve ser compreendida em sua riqueza de sentidos.
5 -
Levando em conta o que você estudou nas aulas sobre oralidade, escrita e
ortografia (aulas 12, 13 e 14) responda a pergunta: "Por que não
pronunciamos como escrevemos?"
A
modalidade oral não corresponde biunivocamente a modalidade escrita. As
palavras no contexto escrito e oral se organizam de formas distintas. A fala se
apoia no contexto extralinguístico. o
discurso oral permite a observação da entonação, das pausas, das expressões de
quem fala. no texto escrito não encontramos esses recursos mas sim os gráficos.
além disso temos diferenças dialetais dentre outras. Não escrevemos como
falamos. a escrita tem regras distintas do discurso oral.
CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO
Primeira
Avaliação a Distância (AD1) –
2014.2
Questão 1 – A partir do conhecimento adquirido na aula 1,
elabore um texto dissertativo apresentando as diferentes visões, interpretações
e aplicações do corpo e do movimento corporal nos períodos da Pré-História, da
Grécia Antiga e do século XVI. Máximo de 15 linhas. (Valor 3,5)
Questão 2 –
Explique quais são os tipos de
músculos que possuímos em nosso corpo e quais os tipos de contrações
musculares os mesmos realizam. (Valo 3,5)
Questão 3 – Cite e explique três situações mencionadas no
material didático impresso em que o esporte foi utilizado para fins políticos.
Seja minucioso. Máximo de 30 linhas. (Valor 3,0)
Observações:
As respostas devem ser elaboradas com suas
próprias palavras, caso alguma frase da apostila seja utilizada em sua
resposta, não se esqueça de citá-la conforme as normas da ABNT. Os trabalhos
digitados devem ser elaborados em Times New Roman, tamanho 12.
Bom Estudo!
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