sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL- 2014.2 DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL- 2014.2
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Questão 1 (2,0 pontos) Apresente uma comparação entre as propostas do Manifesto
dos Pioneiros da Educação Nova (1932) (Textos 12,13) e o Manifesto Mais uma vez
Convocados (1959) (Texto 14) e explique qual é importância da escola pública gratuita
para a construção de uma sociedade democrática no Brasil

O aluno deve ser capaz de relacionar as bandeiras do movimento liberal- escolanovista,
isto é, a defesa do ensino público gratuito, laico e obrigatório com a defesa de um projeto
de sociedade moderna que deveria ser democrática e consoante ao progresso das funções
urbanas e industriais.
As características principais deste momento estão apresentadas nas páginas 77 e
78 do texto 14. A expectativa é que o aluno compreenda que o manifesto “Mais
uma vez convocados” organizava as principais bandeiras do grupo que defendia a
escola pública – obrigatória, laica e gratuita – como condição de construção da
democracia no país. Em função destas bandeiras, este grupo combatia as propostas dos
setores privatistas e religiosos no ensino, que buscavam, nas disputas pela LDBEN, obter
financiamento estatal para suas instituições de ensino.
Nesta medida, as bandeiras dos Manifestos de 1932 e de 1959 contrariavam os interesses
privados e de setores religiosos no ensino e defendiam a democratização do acesso a
escolarização como condição de formação da cidadania e da construção da nação em
novas bases.

Questão 2 (2,0 pontos) A partir do que foi estudado nos textos 13 e 14, e dos vídeos
indicados na plataforma, é possível afirmar que:
I. No período da Ditadura Militar (1964-1985), a fração que assumiu o poder buscou
saídas para conter reivindicações e “modernizar” o ensino no Brasil, e o fez valendo-se
da colaboração externa. O governo brasileiro estabeleceu com os EUA, através da
Agency for International Development (AID), um acordo cuja base era a assistência da
USAID, no sentido de adequar o sistema educacional brasileiro ao modelo de
desenvolvimento econômico então adotado no Brasil.
II. No período do Estado Novo foram mudados os rumos da política educacional
brasileira, com a instalação de um governo autoritário, centralizador e de caráter
populista. As leis orgânicas de ensino que foram promulgadas refletiam a posição
político-ideológica regime e não aprofundaram a dualidade do sistema educacional
brasileiro.
III. Florestan Fernandes foi um intelectual atuante na defesa da escola pública e
expoente do pensamento sociológico no Brasil, participou da Campanha em defesa da
Escola Pública e do Manifesto “Mais uma vez convocados”.
IV. O período da ditadura militar adotou o modelo dependente associado, que
preconizava a modernização, a aceleração do processo industrial e o incentivo à
exportação, o que facilitou a instalação de empresas multinacionais no país. Nesse
período, em nome da racionalidade, da produtividade e da eficiência, foram feitas duas
reformas educacionais, a 5.540/68, que reformou o ensino superior, e a 5.692, que
reformou o ensino de 1º e 2º Graus.
V. Relacionadas a distintos projetos políticos de sociedade, as propostas de educação
popular não eram heterogêneas, constituindo duas vertentes: as campanhas que
visavam ao aspecto quantitativo, ou seja, preocupavam-se com a alfabetização do maior número possível de pessoas e os movimentos ou programas que enfatizavam o
aspecto qualitativo, e buscavam o desenvolvimento da comunidade e a
conscientização.
Marque a opção CORRETA:
a) III, II, V.
b) I, III,IV.
c) I, II, III.
d) I, IV, II.
Questão 3 (2,0 pontos)
“O problema que se põe àqueles que, mesmo em diferentes níveis, se comprometem
com o processo de libertação, enquanto educadores, dentro do sistema escolar ou fora
dele, de qualquer maneira dentro da sociedade (estrategicamente fora do sistema;
taticamente dentro dele), é saber o que fazer, como, quando, com quem, para que,
contra que e em favor de quê.” Paulo Freire
“Há sempre uma forma de educação que poderemos chamar de fundamental: é aquela
que faz com que o indivíduo passe a compreender a própria estrutura da sociedade em
que vive, o sentido das transformações que estão se processando nela, e, assim, de
mero protagonista inconsciente do processo social, passe a ser um membro atuante da
sociedade, no sentido de favorecer sua transformação ou, ao contrário, a ela se opor,
porque ela se dará em detrimento de seus interesse.” Paschoal Lemme.
As citações acima estão presentes no texto 14. A partir delas, desenvolva uma reflexão
sobre a importância dos estudos e das pesquisas em história da educação para a
formação do educador. De que modo os conteúdos estudados neste curso auxiliam na
sua formação?

O aluno deve expressar a compreensão do que há em comum nas duas citações, que remetem a
importância do questionamento sobre a função social da escolarização. Nesse sentido, a
expectativa é que o aluno, a partir dos conteúdos da disciplina, tenha acesso a informações e
pesquisas que desvelem que a educação é um processo complexo, que não deve ser pensado
apenas na dimensão do ensino-aprendizagem, do que e como fazer, mas, sim, que o fenômeno
educacional é saturado de interesses, projetos, perspectivas que configuram o processo educativo.
A compreensão das relações entre educação-sociedade, historicamente, é pertinente à formação de
um educador que não pretende ser mero transmissor de conteúdos, porque permite a reflexão sobre
para que e por que educamos.

Questão 4 (2,0 pontos) “A segunda metade da década de 1980 foi muito rica em
discussões, pois estavam sendo traçados os caminhos políticos que influenciaram a
nova constituição brasileira”. De acordo com NEVES (1994), no processo da
constituinte, entre 1987 e 1988, havia uma luta pela hegemonia, ou seja, um embate
entre a mudança e o conservadorismo. Nesse momento, apareceram propostas distintas
para a educação brasileira” (Texto 15, p.89). A partir do estudo do texto 15, A política
educacional no Brasil: momentos marcantes (1985-2000),disserte sobre os projetos em
disputa neste período.
O aluno deve ser capaz de identificar os projetos em disputa. Os setores conservadores
empresariais e privatistas defendiam a adoção do neoliberalismo nas políticas econômicas e educacionais do governo, a diminuição da intervenção do estado na economia, a transferência de
tecnologia dos países centrais para o Brasil e a importância da participação da iniciativa privada na
formulação da política educacional.
Os grupos progressistas eram contrários à adesão ao neoliberalismo, defendiam o aprofundamento
das instituições democráticas e dos direitos socais, a responsalibilidade do poder público na oferta
da educação pública de qualidade, uma educação superior de caráter científico-tecnológico;a
ampliação da educação infantil; a universalização do ensino fundamental;o acesso a todos ao
ensino médio.
Recortes do texto:
p.89: A segunda metade da década de 1980 foi muito rica em discussões, pois estavam sendo
traçados os caminhos políticos que influenciaram a nova Constituição brasileira. De acordo com
NEVES (1994), no processo da constituinte, entre 1987 e 1988, havia uma luta pela
HEGEMONIA, ou seja, um embate entre a mudança e o conservadorismo. Nesse momento,
apareceram propostas distintas para a educação brasileira.
O bloco conservador acreditava que o desenvolvimento social decorria do desenvolvimento
econômico; propôs, portanto, diminuir a intervenção do Estado na economia, como condição
essencial para o crescimento econômico, o aumento da produtividade e a competitividade dos
produtos nacionais. De acordo com esse grupo, o desenvolvimento científico e tecnológico seria
possível a partir da transferência de tecnologias dos países centrais para o Brasil. Seus
componentes defendiam a seguinte tese: a iniciativa privada era peça fundamental na formulação
da política educacional. Sendo assim, propuseram que a modernização se efetivasse por meio do
ensino superior e impuseram limites à socialização do saber, mas nãão abandonaram de todo o
ensino fundamental e médio, condição essencial à mediação política entre governo e as massas.”
p.90:
“O grupo político que defendia a mudança propôs:
• transformações na política econômica, de modo que houvesse crescimento econômico com
distribuição de renda;
• a desprivatização do Estado; ou seja, lutavam por uma democracia representativa e participativa;
• ampliação e aprofundamento das relações democráticas de poder, com o fortalecimento da
sociedade civil e controle social das ações estatais;
• socialização do saber;
• uma educação superior de caráter científico-tecnológico;
• ampliação da educação infantil;
• universalização do ensino fundamental;
• acesso a todos ao ensino médio;
• melhora das condições materiais do sistema educacional.”

Questão 5 (2,0 pontos)
No texto 15, A política educacional no Brasil: momentos marcantes (1985-2000),
de autoria de Ângela Maria de Souza Martins, aprendemos que a década de 1980 foi
significativa para as discussões político-pedagógicas, pois nesse período o Brasil viveu
intensamente a Campanha das Diretas Já cujo objetivo era lutar pela volta das eleições
diretas para a Presidência da República e a instauração da democracia no país.
Segundo, Martins, “nesse período, eclodiram importantes movimentos político-educacionais e instalou-se o Fórum Nacional da Educação na Constituinte em Defesa
do Ensino Público e Gratuito”. Sobre os debates educacionais ocorridos neste período,
marque a alternativa correta:
a) A educação passou a ser vista como um serviço essencial para a cidadania e
nessa condição um elemento importante de transformação social.
b) Não havia interesse dos empresários, principalmente aqueles que lidavam com a
educação, em se organizarem para elaborar propostas para a política
educacional brasileira.
c) Emergiram propostas de modernização que se efetivassem por meio do ensino
superior e houve um abandono de todo o ensino fundamental e médio.
d) Muito embora houvesse, naquele período, preocupação com a educação, esta
não chegou a configurar como uma política social do Estado. 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Gabarito AP1/2014.01 – História na Educação 2

Gabarito
AP1/2014.01 – História na Educação 2
I. Leia com atenção e responda as questões propostas: (1 ponto) 1. Fórum de apresentação – Questão destinada aos alunos que não realizaram esta questão na Ambiente. Se você já respondeu a questão não precisa responder novamente, apenas indique – respondida na plataforma: (1 ponto)
a. O que espera da disciplina História na Educação 2? b. A questão é de caráter individual e será avaliada pela coerência e argumentação.
c. Qual a função social da História na escola e na vida? d. A questão é de caráter individual e será avaliada pela coerência e argumentação.
II. Marque a resposta mais correta. (5 pontos)
1. “No final da Idade Média e princípio da Idade Moderna, a rota marítima apresentava vantagens sobre a terrestre. Era mais barata porque transportava maior quantidade de carga. Então os barcos mercantes saíam do Mediterrâneo e passavam em Portugal para chegar ao mar do Norte. Lisboa cresceu como um entreposto comercial. Seu porto era cada vez mais frequentado por navegadores de várias procedências.”
Como esta realidade contribuiu para Portugal em relação grandes navegações?
(A) Muitos navegadores paravam nos portos e muitas informações sobre a arte de navegar era compartilhada. Isso, somado à experiência acumulada na atividade pesqueira, foi transformando Portugal em um importante centro de navegação.
(B) Muitos navegadores paravam nos portos e muita mercadoria era comercializada tornando a cidade do Porto um dos principais pontos comerciais da Europa, dificultando a expansão marítima portuguesa.
(C) No final da Idade Média com a ocupação da Península Ibérica pelos turcos Portugal e Espanha uniram suas forças bélicas e abriram um caminho terrestre para Calcutá.
(D) Os navios mercantes saiam do Mediterrâneo e paravam na consta da Espanha e da França dificultando o crescimento comercial e marítimo de Portugal.
2. “Quando os portugueses chegaram nas terras que futuramente seriam o Brasil, não as encontraram desabitadas. Muito pelo contrário, o extenso território era povoado.”
Como se caracterizou a relação entre os portugueses e os índios (nativos)?
(A) A relação se caracterizou pela opressão dos índios (nativos), que foram submetidos a um forte processo de aculturação e escravização.
(B) A relação se caracterizou por um processo de parceria e cooperação. Os nativos estabeleceram com Portugal um processo de comercialização de pau-brasil.
(C) Os contatos entre os índios e os portugueses nem sempre foram hostis, mas também nem sempre foram pacíficos. Eles variaram segundo os interesses e os comportamentos de ambos. Ao longo da colonização, de forma geral, pode-se dizer que os portugueses assumiram uma postura arrogante diante dos índios.
(D) Todas as respostas anteriores estão erradas.
3. Sistema de colonização ou sistema colonial mercantilista (séculos XVI, XVII, XVIII) é um conjunto de procedimentos colocados em prática pelas potências marítimas, visando a tornar suas colônias fontes de enriquecimento.
O que podemos destacar dentre esses procedimentos mais comuns?
(A) A colônia deve desenvolver um comercio próprio; estabelecer parceiros comerciais e possibilitar e fortalecer a parceria colônia e metrópole com o comércio emergente.
(B) A colônia deveria ser um mercado consumidor; fornecedora de produtos comerciais; fazer comércio apenas com a metrópole e respeitar os monopólios.
(C) A colônia deveria desenvolver o processo de manufatura comercial, estabelecer parceiros comerciais, e possibilitar e fortalecer a parceria colônia e metrópole com o comércio emergente.
(D) A colônia deveria ser um mercado consumidor; estabelecer parceiros comerciais, e possibilitar e fortalecer a parceria colônia e metrópole com o comércio emergente.
4. “A Constituição de 1824 outorgada por D. Pedro I no início de 1824, a Constituição Imperial ficou em vigor durante todo o período imperial, até ser substituída em 1891 pela primeira constituição republicana. Ela estabeleceu as bases da estrutura política e do funcionamento do Império brasileiro e de suas principais instituições, como a adoção da forma de governo monárquica, hereditária e constitucional, a divisão político-administrativa do território em províncias e a separação do poder político em quatro instâncias...”
Correlacione a primeira coluna com a segunda:
(1) Imperador e ministros de Estado.
(2) Senadores e deputados.
(3) Juízes e tribunais.
(4) Imperador.
( ) Poder Legislativo
( ) Poder judiciário
( ) Poder Moderador
( ) Poder executivo
(A) 1, 2, 3, 4
(B) 4, 3, 2, 1 (C) 2, 3, 4, 1
(D) 2, 3, 1, 4
5. A idéia de República tem origem no grego: res publica. Quer dizer, coisa pública. O Estado republicano se caracteriza por dois preceitos básicos.
Quais são esses dois preceitos?
(A) 1 - deve cuidar do bem comum, do bem de todos; 2 - todos são iguais diante da lei, respondem a uma lei comum.
(B) 1 – deve cuidar do bem privado; 2 – todos são iguais perante a lei, respondendo a uma lei parcial.
(C) 1 – deve cuidar do bem publico e privado; 2 – todos são diferentes perante a lei, respondendo a uma lei que atenda as suas necessidades.
(D) Deve cuidar do bem comum, do bem de todos; 2 – todos são indiferentes a lei, ela cuida de todos mesmo que a pessoa ignore.
6. “A História do Brasil republicano pode ser compreendida a partir de determinadas rupturas políticas. Logo após cada uma destas rupturas,
houve conjunturas de incerteza, quando ainda não se sabia ao certo como seriam as novas regras do jogo.”
Correlacione a primeira coluna com a segunda:
(1) Primeira República
(2) Era Vargas
(3) Regime Democrático
(4) Ditadura civil-militar
( ) 1945 – 1964
( ) 1930 – 1945
( ) 1964 – 1979
( ) 1889 – 1930
(A) 1 – 2 – 3 – 4.
(B) 4 – 3 – 2 – 1.
(C) 4 – 2 – 3 – 1. (D) 3 – 2 – 4 – 1.
7. “O tráfico de escravos africanos constituiu o mais longo e volumoso processo de migração forçada da História. Para as Américas, foram trazidos cerca de onze milhões de africanos e africanas escravizados e, destes, 40% trazidos para o Brasil, em mais de três séculos de tráfico atlântico.”
A saída forçada de milhões de africanas e africanos é denominada como?
(A) Flagelo Africano.
(B) Escravidão Compulsória. (C) Diáspora Africana.
(D) Todas as respostas anteriores.
8. “No sertão da Bahia, às margens do rio Vaza-Barris, entre 1893 e 1897, os sertanejos formaram uma povoação: o Arraial de Canudos. Ali viveram cerca de 20 mil pessoas, sob a liderança do beato Antônio Conselheiro, sem depender dos grandes proprietários de terra, nem se abrigar sob a proteção da Igreja Católica.”
Como era a economia estabelecida no Arraial de Canudos?
(A) O Arraial de Canudos era um centro religioso sobrevivendo de doações e esmolas de seus fiéis.
(B) Por seu caráter religioso o Arraial de Canudos tornou-se um centro de peregrinação, o comércio local atendia os romeiros e foi desenvolvido um forte comércio para atender as necessidades dos peregrinos.
(C) O Arraial de Canudos estava localizado próximo a foz de um rio caudaloso e rico em minerais preciosos, por esta razão foi desenvolvida uma economia baseada na exploração de minério.
(D) Canudos desenvolveu uma agricultura de subsistência, sendo os excedentes comercializados com as comunidades que circundavam o arraial.
9. “O Rio de Janeiro, importante porto, era naquele tempo “bela e insalubre”, capital da República, isto é, apesar da sua paisagem encantadora não possuía condições de habitação, saúde e higiene para sua população e seus visitantes.”
Durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906) ocorreu uma histórica revolta relacionada às medidas de saúde pública aplicada. Que nome recebeu este evento?
(A) Revolta dos Mascates. (B) Revolta das Vacina.
(C) Revolta das Ataduras.
(D) Revolta dos Sanitaristas.
10. Leia com atenção a música citada e indique que período da História brasileira ela pertence: Apesar de você (1972) Chico Buarque Amanhã vai ser outro dia Hoje você é quem manda Falou, tá falado Não tem discussão, não A minha gente hoje anda Falando de lado e olhando pro chão Viu? Você que inventou esse Estado Inventou de inventar Toda escuridão Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar o perdão
(A) Primeira República
(B) Era Vargas
(C) Regime Democrático (D) Ditadura civil-militar
III.