GABARITO LITERATURA AP2 2014-1
QUESTÃO 1 (3,0)
1.1) (1,0) Justificativa de ser
um texto dramático:
-
tem legendas (rubricas) ao invés de um narrador
para explicar o enredo e para dar verossimilhança
-
escrito para ser encenado, por atores, em
teatro/palco. Logo, o tempo da história é o da encenação
1.2) (1,0) Descrição dos
personagens:
-
Vento – ranzinza
-
Maria – destemida, sábia
1.3) (1,0) Traços característicos de literatura
infanto-juvenil moderna no texto:
-
identificação do protagonista com o público
leitor
-
protagonista questionador
QUESTÃO 2 (3,0)
2.1) (1,0) Comparação quanto à
forma:
-
Poema 1: soneto (dois quartetos e dois
tercetos), versos decassílabos, rimas interpoladas (ABBA)
-
Poema 2: versos livres, sem preocupação com
métrica ou rimas ou quantidade de estrofes e versos
2.2) (1,0) Expressão do eu lírico
(comparação):
-
Poemas 1 e 2 parecem tratar do assunto de modo
mais objetivado, descrevendo o trabalho do poeta e o comportamento do
passarinho. Contudo, não deixam de expressar a emoção do eu lírico de cada
poema, ao mencionar o esforço, a dedicação e o apuro do poeta por meio de
comparações implicitas (“Beneditino, claustro, limar, rica, templo grego”), e a
condição de solitude do passarinho (“órfão”).
2.3) (1,0) Metáforas que
salientam a emoção do eu lírico:
-
admiração pela dedicação do poeta: comparar seu
trabalho ao de um membro da ordem de São Bento, reconhecido pela paciência e
rigor
-
solidariedade às incertezas do caminho do
passarinho, metáfora para poeta
QUESTÃO 3 (4,0)
3.1) (1,0) Dois elementos que se
assemelham ao do conto clássico (questão de intertextualidade):
-
indeterminação do tempo e do espaço
-
a protagonista é uma menina marcada pelo adereça
que veste, cuja mãe também lhe solicita que realize uma entrega na casa da avó,
tendo atrevassar um bosque
3.2) (1,0) Fita verde no cabelo
como figura de linguagem: metáfora para “ingenuidade”, que foi perdida ao longo
da história; metonímia, pela associação que se faz da “fita verde” com a
menina.
3.3) (1,0) Criação de novos
vocábulos (neologismos) para ressaltar o sentido das expressões: “velhos e
velhas velhavam”, ou seja, eles fazem coisas típicas das pessoas pertencentes a
essa faixa etária.
3.4) (1,0)