terça-feira, 18 de novembro de 2014

GABARITO LITERATURA AP2 2014-1

GABARITO LITERATURA AP2 2014-1

QUESTÃO 1 (3,0)

1.1) (1,0) Justificativa de ser um texto dramático:
-        tem legendas (rubricas) ao invés de um narrador para explicar o enredo e para dar verossimilhança
-        escrito para ser encenado, por atores, em teatro/palco. Logo, o tempo da história é o da encenação

1.2) (1,0) Descrição dos personagens:
-        Vento – ranzinza
-        Maria – destemida, sábia

1.3) (1,0) Traços característicos de literatura infanto-juvenil moderna no texto:
-        identificação do protagonista com o público leitor
-        protagonista questionador

QUESTÃO 2 (3,0)

2.1) (1,0) Comparação quanto à forma:
-        Poema 1: soneto (dois quartetos e dois tercetos), versos decassílabos, rimas interpoladas (ABBA)
-        Poema 2: versos livres, sem preocupação com métrica ou rimas ou quantidade de estrofes e versos

2.2) (1,0) Expressão do eu lírico (comparação):
-        Poemas 1 e 2 parecem tratar do assunto de modo mais objetivado, descrevendo o trabalho do poeta e o comportamento do passarinho. Contudo, não deixam de expressar a emoção do eu lírico de cada poema, ao mencionar o esforço, a dedicação e o apuro do poeta por meio de comparações implicitas (“Beneditino, claustro, limar, rica, templo grego”), e a condição de solitude do passarinho (“órfão”).

2.3) (1,0) Metáforas que salientam a emoção do eu lírico:
-        admiração pela dedicação do poeta: comparar seu trabalho ao de um membro da ordem de São Bento, reconhecido pela paciência e rigor
-        solidariedade às incertezas do caminho do passarinho, metáfora para poeta

QUESTÃO 3 (4,0)

3.1) (1,0) Dois elementos que se assemelham ao do conto clássico (questão de intertextualidade):
-        indeterminação do tempo e do espaço
-        a protagonista é uma menina marcada pelo adereça que veste, cuja mãe também lhe solicita que realize uma entrega na casa da avó, tendo atrevassar um bosque

3.2) (1,0) Fita verde no cabelo como figura de linguagem: metáfora para “ingenuidade”, que foi perdida ao longo da história; metonímia, pela associação que se faz da “fita verde” com a menina.

3.3) (1,0) Criação de novos vocábulos (neologismos) para ressaltar o sentido das expressões: “velhos e velhas velhavam”, ou seja, eles fazem coisas típicas das pessoas pertencentes a essa faixa etária.

3.4) (1,0)

AP2 – 2014-02 DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

AP2 – 2014-02
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Questão 1 (3,0 pontos)
Com base em seus estudos sobre o texto 12 (A política educacional no Brasil: momentos marcantes -1808-1930) e o texto 13 (A política educacional no Brasil: momentos marcantes -1930-1945), disserte sobre as propostas dos católicos e dos liberais para a organização do ensino escolar no país nas décadas de 1920 e 1930.
O aluno deve ser capaz de relacionar as bandeiras do movimento liberal- escolanovista, isto é, a defesa do ensino público gratuito, laico e obrigatório com a defesa de um projeto de sociedade moderna que deveria ser democrática e consoante ao progresso das funções urbanas e industriais. Nesta medida, estas bandeiras contrariavam os interesses privados e de setores religiosos no ensino e defendiam a democratização do acesso a escolarização como condição de formação da cidadania e da construção da nação em novas bases.
Questão 2 (3,0 pontos)
Apresente uma comparação entre as propostas do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) (Textos 12,13) e o Manifesto Mais uma vez Convocados (1959) (Texto 14) e explique qual é importância da escola pública gratuita para a construção de uma sociedade democrática no Brasil.
O aluno deve ser capaz de relacionar as bandeiras do movimento liberal- escolanovista, isto é, a defesa do ensino público gratuito, laico e obrigatório com a defesa de um projeto de sociedade moderna que deveria ser democrática e consoante ao progresso das funções urbanas e industriais.
As características principais deste momento estão apresentadas nas páginas 77 e
78 do texto 14. A expectativa é que o aluno compreenda que o manifesto “Mais
uma vez convocados” organizava as principais bandeiras do grupo que defendia a
escola pública – obrigatória, laica e gratuita – como condição de construção da
democracia no país. Em função destas bandeiras, este grupo combatia as propostas dos setores privatistas e religiosos no ensino, que buscavam, nas disputas pela LDBEN, obter financiamento estatal para suas instituições de ensino.
Nesta medida, as bandeiras dos Manifestos de 1932 e de 1959 contrariavam os interesses privados e de setores religiosos no ensino e defendiam a democratização do acesso a escolarização como condição de formação da cidadania e da construção da nação em novas bases.
Questão 3 (2,0 pontos). Sobre a política educacional do Estado Novo (1937-1945) (Texto 13), é possível afirmar que:
I. O Estado Novo foi instituído por um golpe civil-militar em 1937 e se caracterizou por um governo autoritário e fortemente centralizado, que concedeu amplos poderes a Getúlio Vargas. A Constituição de 1937 diferiu das constituições republicanas anteriores, porque dispensou o sistema representativo, extinguiu os partidos políticos, liquidou o federalismo e a pluralidade sindical e enquadrou os demais poderes no Executivo, ou seja, este poder passou a controlar o Judiciário e o Legislativo.
II. Por ser um regime ditatorial, a educação no governo de Getúlio Vargas não representava um instrumento ideológico importante para solidificar a hegemonia política do Estado. Por isso, o ministro da Educação, Gustavo Capanema, defendia que a educação deveria se submeter ao controle do Estado. Nessa perspectiva, amplas reformas da política educacional foram realizadas no período, ficando conhecidas como Leis Orgânicas.
III. Outro aspecto importante das reformas desse período foi a concepção sobre o Ensino Secundário. O ministro da Educação, Gustavo Capanema, pretendia formar adolescentes com sólida cultura geral, consciência patriótica e humanística. Este ramo do ensino era destinado à formação das elites dirigentes do país.
IV. A política educacional do Estado Novo não se ocupou do tema da educação profissional porque não havia necessidade de qualificação profissional dos trabalhadores da indústria e do comércio.
Marque a opção CORRETA:
a) II, IV.
b) III,IV.
c) I, III.
d) I, II.
Questão 4 (ANULADA)
A partir do que foi estudado nos textos 13 e 14, e dos vídeos indicados na plataforma, é possível afirmar que:
I. No período da Ditadura Militar (1964-1985), a fração que assumiu o poder buscou saídas para conter reivindicações e modernizar o ensino no Brasil, e o fez valendo-se da colaboração externa. O governo brasileiro estabeleceu com os EUA, através da Agency for International Development (AID), um acordo cuja base era a assistência da USAID, no sentido de adequar o sistema educacional brasileiro ao modelo de desenvolvimento econômico então adotado no Brasil.
II. No período do Estado Novo foram mudados os rumos da política educacional brasileira, com a instalação de um governo autoritário, centralizador e de caráter populista. As leis orgânicas de ensino que foram promulgadas refletiam a posição político-ideológica regime e não aprofundaram a dualidade do sistema educacional brasileiro.
III. Florestan Fernandes foi um intelectual atuante na defesa da escola pública e expoente do pensamento sociológico no Brasil, participou da Campanha em defesa da Escola Pública e do Manifesto “Mais uma vez convocados”.
IV. O período da ditadura militar adotou o modelo dependente associado, que preconizava a modernização, a aceleração do processo industrial e o incentivo à exportação, o que facilitou a instalação de empresas multinacionais no país.
Nesse período, em nome da racionalidade, da produtividade e da eficiência, foram feitas duas reformas educacionais, a 5.540/68, que reformou o ensino superior, e a 5.692, que reformou o ensino de 1º e 2º Graus.
V. Relacionadas a distintos projetos políticos de sociedade, as propostas de educação popular não eram heterogêneas, constituindo duas vertentes: as campanhas que visavam ao aspecto quantitativo, ou seja, preocupavam-se com a alfabetização do maior número possível de pessoas e os movimentos ou programas que enfatizavam o aspecto qualitativo, e buscavam o desenvolvimento da comunidade e a conscientização.
Marque a opção CORRETA:
a) II, II, V.
b) I, III,IV. QUESTÃO ANULADA
c) I, II, III.
d) I, IV, II.
Questão 5 (2,0 pontos)
“Concomitantemente às discussões sobre a política e a economia que deviam vigorar no Brasil na década de 1990, realizou-se o embate para a implantação de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nessa questão estavam presentes diferentes interesses dos empresários, da Igreja, dos trabalhadores, dos profissionais da educação, entre outros” (Texto 15, p.92).
Apresente as diretrizes defendidas pelo Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública (1989) nos debates sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O aluno deve ser capaz de identificar a defesa da escola pública estatal, mantida e financiada pelo poder público, com verbas públicas. A qualidade do ensino, a gestão democrática, e a organização do ensino destinada à formar cidadãos críticos para uma sociedade democrática também são princípios defendidos pelo Fórum.
Recortes do texto:p.92:
“O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública redigiu uma carta de princípios que foi divulgada em 9 de agosto de 1989; nela constavam as seguintes diretrizes (NERY, 1995):
• A escola pública deve formar o cidadão comprometido com as mudanças necessárias para construir uma sociedade democrática.
• A escola pública deve ser mantida pelo setor público.
• O Estado deve manter uma escola pública de qualidade e gestão democrática.
• O sistema educacional deve ter gestão democrática em todos os níveis.
• Os recursos públicos deveriam ir para a rede privada somente depois de supridas todas as necessidades do ensino público.
• A arrecadação, a distribuição e a aplicação dos recursos públicos devem ser controladas por mecanismos democráticos.
• O trabalho deve ser o princípio educativo.
• Escola unitária, ou seja, que dê formação geral e específica simultaneamente e não separe o trabalho manual do intelectual.
• Desenvolvimento da produção científica, cultural e tecnológica na universidade.
• Valorização do profissional da educação.”