terça-feira, 18 de junho de 2013

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL- 2013.1 / AP2 DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL- 2013.1 / AP2
 DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Questão 1(2,5 pontos)

Questão 1(2,5 pontos)
Estudamos no texto 13, A política educacional no Brasil:momentos marcantes  (1808-1930), as relações entre os regimes de governo e os modos de  organização dos níveis de ensino primário, secundário e superior. Como base  no que você aprendeu no texto, justifique porque podemos afirmar que o
Império(1822-1889) e a Primeira República(1889-1930) imprimiram um caráter  descentralizador e dualista à organização do ensino no Brasil. Reflita em seu  texto sobre as consequências desta dualidade para a organização social

Sobre o caráter dualista e descentralizador, o aluno deve ser capaz de  estabelecer relação entre a política educacional e a distribuição de 
competências entre as esferas da união. Para o Império, considerar o ato adicional de 1834 e o estabelecimento das  aulas elementares como competência das províncias, e do ensino superior 
como competência do poder central. Ver TEXTO 13, pg. 46-47-48-49; Para a Primeira República, discussão apresentada na pág. 51. A reflexão solicitada ao aluno deve ser capaz de demonstrar como as escolhas  sobre os modos de organização do ensino fomentam e reproduzem,  concomitantemente, as desigualdades da organização social.


Questão 2 (2,5 pontos)
Vamos recordar algumas passagens importantes da discussão apresentada no  texto 14, A política educacional no Brasil: momentos marcantes (1930-1945):

“Em todos os setores da vida política brasileira refletiamse essas divergências político-ideológicas. Divergências
que repercutiriam amplamente na Educação. Nesse
contexto, fazia-se necessário traçar-lhe algumas
diretrizes, pois ela não podia mais continuar servindo,
exclusivamente, às oligarquias rurais. Crescia, assim, a
discussão entre correntes ideológicas conservadoras e
renovadoras na Educação.”(Martins, 2008, p.60).
“No calor do embate entre educadores católicos e os
defensores da renovação da escola, em 1931 realizou-se
a IV Conferência Nacional de Educação, organizada pela
ABE, e foi criado o Ministério da Educação e Saúde
Pública (MESP), cujo ministro era Francisco Campos, que
pertencia ao grupo dos profissionais da Educação. A IV
Conferência Nacional de Educação consolidou a divisão
entre católicos e liberais;dessa Conferência resultou um
documento fundamental para a história e a política da
Educação brasileira, o Manifesto dos Pioneiros da
Educação Nova.”(Martins, 2008, p.61).

Com base em seus estudos nesta temática, explique a seguinte afirmação,  dissertando sobre as principais bandeiras do movimento escolanovista no  Brasil nas décadas de 1920 e 1930: “O manifesto rompeu com a velha ordem  oligárquica brasileira, a Educação deveria adaptar-se às novas exigências do  mundo urbano industrial.” (Martins, 2008, p.62)

O aluno deve ser capaz de relacionar as bandeiras do movimento escolanovista,  isto é, a defesa do ensino público gratuito, laico e obrigatório com a defesa de um  projeto de sociedade moderna que deveria ser democrática e consoante ao  progresso das funções urbanas e industriais. Nesta medida, estas bandeiras 
contrariavam os interesses privados e de setores religiosos no ensino e defendiam  a democratização do acesso a escolarização como condição de formação da  cidadania e da construção da nação em novas bases.

Questão 4 (1,5 ponto)
Considerando o texto 16 - A política educacional no Brasil: momentos  marcantes (1985-2000), de autoria de Ângela Maria de Souza Martins, no qual  afirma que

“a segunda metade da década de 1980 foi muito rica em
discussões, pois estavam sendo traçados os caminhos
políticos que influenciaram a nova Constituição brasileira.
De acordo com NEVES (1994), no processo da
constituinte, entre 1987 e 1988, havia uma luta pela hegemonia, ou seja, um embate entre a mudança e o
conservadorismo”(2008, p. 89).
Nesse momento, apareceram propostas distintas para a educação brasileira. O  bloco conservador acreditava que o desenvolvimento social decorria do  desenvolvimento econômico. Considerando o contexto apresentado marque a  alternativa correta:
a) Aumentar a intervenção do Estado na economia, como condição  essencial para o crescimento econômico, o aumento da produtividade e  a competitividade dos produtos nacionais.
b) O desenvolvimento científico e tecnológico seria possível a partir da  transferência de tecnologias dos países centrais para o Brasil.
c) A iniciativa privada era peça secundária na formulação da política  educacional.
d) Nenhuma das respostas anteriores.
GABARITO B

Questão 5 (1,5 ponto)
No A política educacional no Brasil: momentos marcantes (1985-2000), de
autoria de Ângela Maria de Souza Martins, aprendemos que a década de 1980 foi
significativa para as discussões político-pedagógicas, pois nesse período o Brasil  viveu intensamente a Campanha das Diretas Já cujo objetivo era lutar pela volta das  eleições diretas para a Presidência da República e a instauração da democracia no  país. Segundo, Martins, “nesse período, eclodiram importantes movimentos políticoeducacionais e instalou se o Fórum Nacional da Educação na Constituinte em Defesa
do Ensino Público e Gratuito”. Sobre os debates educacionais ocorridos neste  período, marque a alternativa correta:

a) A educação passou a ser vista como um serviço essencial para a cidadania e  nessa condição um elemento importante de transformação social.
b) Não havia interesse dos empresários, principalmente aqueles que lidavam com
a educação, em se organizarem para elaborar propostas para a política
educacional brasileira.
c) Emergiram propostas de modernização que se efetivassem por meio do ensino
superior e houve um abandono de todo o ensino fundamental e médio.
d) Muito embora houvesse, naquele período, preocupação com a educação, esta
não chegou a configurar como uma política social do Estado.

GABARITO A

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Roteiro para as Correções da AP2 de Sociologia e Educação aplicada em 12 de novembro de 2011


Roteiro para as Correções da AP2 de Sociologia e Educação
aplicada em 12 de novembro de 2011
1ª questão (2,5 pontos): Por qu e o professor, a partir do século XX, pode
ser considerado um trabalhador do setor de serviços?

O capitalismo em suas diferentes fases criou novas funções e ocupações. No século XX, o capitalismo ampliou o processo de industrialização e desenvolveu o setor de serviços. Podemos constatar que algumas
características do processo de produção capitalista estão presentes no trabalho do professor, como: a perda do controle do trabalho, o excessivo parcelamento (especialização das atividades docentes) e, principalmente, o aumento de atividades exercidas pelo professor.
2ª questão (2,5 pontos): Destaque três pontos negativos do isolamento
docente.
O isolamento do docente está vinculado a um sentimento de posse da sua sala de aula, sua turma, seus alunos; enfim, tem um sentido patrimonialista, bastante pernicioso à cultura escolar. Por uma infinidade
de razões históricas, a cultura do docente tem defendido sua autonomia e independência profissional – o famoso princípio da liberdade de cátedra – com as armas do isolamento, da separação, da ausência de contraste e separação. Essa autonomia profissional equivocada permite a multiplicação de pequenas e fragmentadas facções: cada professor dentro de sua sala de aula; cada professor como dono e senhor de seu espaço; cada professor sentindo-se livre das pressões e dos controles externos; cada professor pleno de poderes para governar, mesmo que o faça de modo arbitrário e caprichoso.
O isolamento profissional dos docentes promove uma limitação às novas idéias e às melhores soluções, permite que o estresse se interiorize, impede o reconhecimento e o elogio do êxito e, ainda, promove a
permanência dos professores incompetentes – causando prejuízos aos alunos e aos próprios colegas docentes.

3ª questão (2,5 pontos): Durkheim, Marx e Weber são importantes
pensadores clássicos da Sociologia cujas concepções foram também
aplicadas à Educação. Escolha um deles e descreva algumas de suas
principais ideias ligadas à Educação

DURKHEIM – Na concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a
assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que orientam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim.
Essa teoria, além de caracterizar a educação como um bem social, a relacionou pela primeira vez às normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm na constituição de
um desenvolvimento coletivo. "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de normas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias.

MARX – Na concepção marxista, também chamada de crítica, a Educação é um instrumento para formar os indivíduos segundo a mentalidade burguesa e prepará-los com as capacidades para o trabalho que atendam aos objetivos de acumulação de capital, lucro e competitividade das empresas. Por isso, a escola é um órgão responsável pela reprodução dos valores e do saber dominante e da reprodução da
força de trabalho, por meio da qualificação profissional. Na visão marxista, a escola é organizada para manter a desigualdade das condições de classe, pois serve a um projeto geral de dominação que se perpetua, com raríssimas possibilidades de os membros das classes dominadas
aproveitarem, efetivamente, as oportunidades e chances de ascensão social.

WEBER – A terceira concepção clássica da Sociologia (interacionista) foi apresentada por Max Weber. Ele desenvolveu uma explicação baseada no conceito de ação social. A ação social são todas as ações humanas
dotadas de sentido. Este sentido é construído pelo ator (indivíduo ou grupo) e está relacionado ao sentido atribuído por outro(s) ator(res). Neste caso, a vida social é um conjunto complexo de interações entre
indivíduos e grupos que se influenciam reciprocamente na maneira de
pensar e agir. Podemos entender a Educação como ação social, onde ensinar ou aprender podem ser entendidos a partir dos propósitos do sistema de ensino, da apreciação do fim do conhecimento, do prestígio social, do
poder e do ganho financeiro que se torna possível com a obtenção de um diploma. Podemos ainda pensar o ensino-aprendizagem, segundo o Max Weber, a partir do maior ou menor envolvimento emocional dos atores em nome da vocação profissional, simpatia/antipatia por áreas do conhecimento etc. Podemos também entender a Educação por meio da organização do modo
de ser/pensar da escola através de seus hábitos, identidades, costumes, valores, práticas e rituais.

4ª questão (2,5 pontos): Explique a expressão “Nova Sociologia da
Educação” (NSE), surgida nas últimas décadas do século XX e cite as principais características desse campo de estudos.
O pensamento de Durkheim, Marx e Weber influenciou o século XX em
três grandes concepções sociológicas que são utilizadas para analisar a Educação: a concepção funcionalista, a concepção crítica e a concepção interacionista. A Nova Sociologia da Educação é uma decorrência dessas concepções, fazendo certo tipo de cruzamento entre elas para tratar dos
temas como o currículo, o sucesso/fracasso escolar, as identidades culturais e os papéis existentes no universo educacional.

TERCEIRA AVALIAÇÃO PRESENCIAL - 2013.1 (Gabarito) DISCIPLINA: MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO II

1) Dada a fração 3/5, faça o que é pedido:
a) (0,5 ponto) Escolha um inteiro contínuo e represente esta fração;
Inteiro contínuo escolhido: Barra de chocolate. 3/5  
b) (0,5 ponto) Escreva-a por extenso;
Três quintos
c) (0,5 ponto) Transforme-a em um número decimal;
3 : 5 = 0,6
d) (0,5 ponto) Encontre uma fração equivalente a ela com denominador 30.
18 / 30

2) Aprendemos que o material dourado é um excelente recurso para ensinar
frações decimais. Adotando o cubão como unidade, responda:
a) (0,5 ponto) Cinco cubinhos correspondem a que fração da unidade?

5 /1000 ou 1/200
b) (0,5 ponto) Dez barras correspondem a que fração da unidade?

10 /1000 ou 1/100
c) (0,5 ponto) Duas placas correspondem a que fração da unidade?

200 /1000 ou 1/5

d) (0,5 ponto) Três placas, duas barras e 8 cubinhos correspondem a que
fração da unidade?
 328 /1000 ou 41/125

3) (1,0 ponto) Coloque em ordem crescente os números do quadro abaixo:
2,335 ; 2,1537 ; 8/4 ; 2,0001 ; 2,013 ; 2,88 ; 2 1⁄2 ; 2,0021
8/4 < 2,0001 < 2,0021 < 2,013 < 2,1537 < 2,335 < 2 ½ < 2,88
4) (1,0 ponto) Diferencie perímetro de área.
O perímetro é a medida do contorno de uma região limitada, enquanto que a área é a
medida do espaço ocupado por essa região limitada.
5) (1,0 ponto) Sabendo que a área de um terreno quadrado é 64 m², descubra a
medida do lado deste terreno e calcule quantos metros percorreremos se
dermos três voltas ao seu redor.
Lado: 8 metros.
Serão percorridos 96 metros.

6) Marcolino comprou uma garrafa de 2 litros de refrigerante por R$ 6,20. Para
vender numa festa, dividiu-o em copos de 0,2 litros cada. Nestas condições,
responda:
a) (0,5 ponto) Quantos copos ele obteve?

2 : 0,2 = 10 copos
b) (0,5 ponto) Se ele vender cada copo por cinquenta centavos, qual será o seu
lucro?

ANULADA
7) (1,0 ponto) Um show musical teve início às 18h40min e terminou às 2h15min.
Qual foi a duração deste show?

7h35min
8) (1,0 ponto) Redija um texto com, no mínimo, 7 linhas, apresentando e
defendendo seu ponto de vista sobre o tema “Utilização de recursos
tecnológicos nas aulas de Matemática”.
Resposta pessoal do aluno